Desabafando a derrota vergonhosa

Desabafo de um torcedor

Enfeitamos nossa rua, ficou linda! Bandeirinhas do Brasil, fitas verdes e amarelas. Todos que passavam, admiravam e alguns elogiavam.

O coração pulsava forte; parecia que ia explodir dentro do peito! Nós esperávamos ansiosos pela estreia. Até que enfim chegou o grande dia. O Brasil enfrentou a Croácia. Não nos convenceu, mas nós vencemos. Quando o Marcelo marcou o gol contra, eu pensei: “começamos com o pé esquerdo”, portanto, não podia falar para ninguém dizer que eu estava gorando.

Alguns dias de espera, enfrentamos o México; fomos melhores, mas o goleiro era muralha e o juiz deu uma mãozinha contra, não marcando o pênalti claríssimo, e anulou um gol alegando impedimento. Ficou atravessado na garganta, porém, somos penta. O melhor do mundo!

Surramos os Camarões por quatro 4 x 1, lutamos bravamente contra o Chile, contra a Colômbia; vencemos apertado, mas, ganhamos. O importante é vencer. Não importa de quanto.

Até que chega a semifinal. Eu estava confiante, mesmo sabendo que a Alemanha é um gigante! Cada um dava um palpite: 1 x 0 para o Brasil, outros dois; porém ninguém arriscava um palpite mais alto.

A minha sobrinha nos convidou para assistirmos na casa dela. Fizemos uma vaquinha, compramos os comes e bebes nada de bebida alcoólatra. Porque é evangélica e, nós em casa também não bebemos. Uma TV de led moderna, um som de primeira qualidade; muitas cadeiras e eu sentei no meu cantinho com o coração querendo sair pela boca. Exatamente às 17 h começa o grande espetáculo. No início o Brasil estava indo bem. De repente, tomamos um gol. Continuei confiante, porque já vi um time tomar o primeiro gol, e até o segundo, e virar. No segundo gol, eu já estava aflito. Quando veio o terceiro, eu saí da sala e fui para minha casa.

De casa eu escutava o Galvão Bueno gritar gol. No finalzinho, eu liguei a minha TV e vi o Oscar marcar o gol de honra.

Não acreditei quando vi o placar: 7 X 1. A Alemanha parecia uma máquina de fazer gol! Fizeram o que bem entenderam do Brasil. Parecia um time de várzea jogando com profissional. Perder faz parte, mas desse jeito... Ficou um nó entalado na garganta. Toda vez que nos lembrarmos da copa, o nó vai incomodar. Tudo bem que o Filipão errou, mas e se nós tivéssemos ganhado. Ele iria ser condecorado. Ele poderia ter convocado qualquer um, que a Alemanha ia vencer do mesmo jeito! Parecia uma criança apanhando. Parecia eu lutando com Maguila, com Bene ou com o keco Scarpa.

Quanta humilhação! Quanta vergonha! Quanta tristeza!

Há muitos anos eu assisti uma goleada de 7. Argentina x Peru. Dizem que o Peru se vendeu para desclassificar o Brasil, não m lembro que ano foi. Se foi em 82 ou 86. 7 gols numa copa, é coisa rara! E ainda contra o Brasil que é uma potência mundial!

Para esquecer essa derrota, Só mesmo vendo a Petrobrás falida.