ACABOU A COPA DE 2014 - ALEMANHA CAMPEÃ , E OS JECAS APLAUDIRAM FELIZES

Ainda continuamos com o complexo de Jeca. Apesar de tantas restrições e protestos a copa do mundo foi realizada com sucesso e demos um tom de como se faz um evento de grande porte. Talvez paguemos uma conta muito alta por força das corrupções que mediaram às construções das arenas e o exagero das doze sedes.

A nossa seleção sucumbiu diante de uma inexperiência e de uma carga muito pesada sobre os ombros, com a obrigação de ter que ganhar e apagar de vez com a história do Maracanaço de 1950. Perdemos feio em uma semifinal por 7 X 1 para uma seleção que nunca nos havia vencido em torneios oficiais da FIFA. Aconteceu. Fala-se em desastre: Perdemos e fomos humilhados. Estatisticamente sim. Em 1970 nos seis jogos tomamos sete gols. Em 2014 tomamos sete em um só jogo.

De setenta para cá só tínhamos perdido tomando três gols em 1982 para a seleção italiana e em 1998 em uma final contra a seleção francesa. As demais derrotas foram de no máximo de dois para baixo.

Isto de fato assustou em muito a torcida brasileira. Nunca havíamos tomado um escore de tamanho vulto.

Nunca devemos esquecer que a Alemanha em 1954 apanhou de oito a três da Hungria e depois na mesma copa venceu na final a própria Hungria de três a dois de virada tornando se campeã. Em 2010 seleções como a da Inglaterra e Argentina apanharam feio também. O que nos deixou estarrecidos foi o jeito que nossa seleção se portou dentro de campo contra a seleção alemã é que foi de doer. Jamais vimos em uma copa do mundo uma seleção, mesmo as mais inexperientes, jamais sucumbiram tão passivamente.

A Alemanha ganha o seu quarto título, o que já vinha buscando há mais de vinte e quatro anos. Desta vez saiu vencedora. Todos os louros estão sendo editados para a organização e a preparação para a seleção alemã ganhar este título no Brasil. A seleção Argentina teve mais as bolas da vez para vencer o jogo e não o fez. Vale ressaltar que, contra a seleção portuguesa a seleção alemã deu um passeio e contra a seleção brasileira encontrou um mamão com mel. Nos demais jogos passou por grandes aperreios.

O técnico Guardiola quando montou o poderoso time do Barcelona, disse que se inspirou no futebol brasileiro. O Técnico da seleção alemã declarou que aprendeu muito com o Guardiola, o que copiou o bom futebol brasileiro dos áureos tempos. Agora os grandes doutores do futebol pedem para que imitemos o futebol alemão. Sabemos que futebol não tem mágicas. É trabalhar com seriedade e competência. Isto não significa que será vitória garantida, porque futebol depende de muitos fatores.

Diante do que declarou o Guardiola e técnico da seleção campeã da copa, não seria melhor resgatarmos o futebol brasileiro dos tempos áureos e, com organização e competência montar uma seleção para ganhar novamente uma copa do mundo? Alemanha estava há 24 anos sem ganhar uma copa e sucumbiu em casa em 2006 e a vida continuou. Estamos há doze anos. De 1994 a 2014, ganhamos dois títulos, um vice e um quarto lugar. Caramba, é uma marca boa em si tratando de copas do mundo!!!! Acontece que o escore 7 X 1 em casa acaba jogando por terra esta ótima estatística.

Vamos resgatar o nosso áureo futebol ao invés de copiarmos o que é nosso e deixamos guardado no baú? Ufanistas como sempre estamos felizes e gritando aos quatro ventos de que esta foi a maior copa de todos os tempos. Não sei se para jogar no olvidamento a derrota acachapante e, para completar nos conformamos com o simples fato de a argentina não vencendo tá bom de mais. Coisa de jecas felizes e conformados. Ufa, inda bem que não foram os argentinos!!! Belo consolo.

É o que há.