Imaginações Vãs.

Ficar imaginando o que este ou aquele está fazendo e porque, ou o que estão dizendo, ou pensando ou imaginando, tudo isso só causa o afastamento do teu eu interior, de tua razão e de teus deveres. É preciso evitar que o fluxo das coisas vãs não se fixe em seu pensamento.

Fale pouco, conserve a serenidade e não dependa de ninguém para a tranqüilidade de sua alma.

Na mente de um homem disciplinado não há corrupção, poluição ou maledicência. A vida de um homem não estará inacabada quando esta lhe for ceifada, como se poderia dizer de um ator que se vai antes que a peça tenha terminado. Não há nada de servil nele, nenhuma afetação, nenhum apego em relação aos outros, nenhuma conta a prestar e nada a recolher ou esconder.

Não se pode encontrar um retiro mais aprazível e sossegado do que a própria alma. Entrega-te, portanto, frequentemente a este retiro, e renova-te a cada alvorecer. Pensa nos milhares daqueles que sofreram inimizades, suspeitas, animosidades e conflitos diversos, e que agora estão mortos e são ossos e cinzas, e não te agite tanto para que não exploda.

Considera que a mente pode se subtrair ao corpo e apoderar-se de suas próprias faculdades, e não se envolver mais com os movimentos da respiração, sejam eles amenos ou violentos. Tenha sempre diante dos olhos a velocidade com que as coisas caem no esquecimento, e o abismo do tempo passado e futuro. Nota como são vãos os ecos dos aplausos, a falta de discernimento dos admiradores. Nota como são estreitos os limites entre a glória e a derrota humana. Um linha tênue os divide.

As coisas exteriores nunca podem tocar tua alma, tua essência de ser, pois a perturbação, uma vez admitida, provém apenas de dentro. Tudo o que é visível muda num segundo e já não existe mais. O Mundo é uma contínua transformação e a vida não passa de uma opinião.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 15/07/2014
Código do texto: T4882623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.