Que País é Esse? II

Eis que acordo cedo e com preguiça de sair da cama, ligo minha TV no canal 18, TV Futura.

Passava uma aula de ciências, em alemão, com legendas abaixo.

Fiquei me perguntando se estão faltando professores de Ciências competentes no país, que falem português, possibilitando assim, melhor compreensão do ensino televisivo?

Pensei nas pessoas de mais idade, que se valem de um telecurso em casa, para concluir seus estudos, se eles realmente tem a capacidade de acompanhar a velocidade de tais legendas?

Conheço uma professora de Ciências maravilhosa que trabalha na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, engajada num Programa para Ensino de Ciências para Escolas de Ensino Fundamental e de Nível Médio, que daria uma aula fantástica, falando em português.

E dizem que estão modernizando a educação?

E os alunos com dificuldades de aprendizado, será que conseguem, verdadeiramente, acompanhar as aulas legendadas?

E ainda querem que os professores façam cursos de nível superior, mestrado e doutorado, para os quais nem todos terão acesso a uma bolsa de estudos que lhes permita uma dedicação plena aos estudos.

Aqueles que chegam ao doutorado, acabam se engajando em pesquisa, na esperança de que, num programa denominado "sanduiche", onde parte dos estudos são no Brasil e a outra parte em algum país de destaque no exterior, sejam reconhecidos por seus trabalhos e, finalmente, saiam do país, em busca do tão almejado respeito profissional e reconhecimento como cientista.

E eu me perguntei novamente, como diria o nosso poeta CAZUZA:

-Que país é esse?

Maria de Fatima Delfina de Moraes
Enviado por Maria de Fatima Delfina de Moraes em 16/07/2014
Reeditado em 16/07/2014
Código do texto: T4884624
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.