BUROCRACIA OU BURROCRACIA? TANTO FAZ...

Sábado, 19 de Julho de 2014

BUROCRACIA OU BURROCRACIA? TANTO FAZ...

Esta semana foi um pouco complicada para este autor. Toda vez que tenho que mexer em documentação (papelada) sofro um baque terrível no meu controle emocional. Foi, é e acredito que será sempre assim.

E mesmo há alguns anos atrás, trabalhando em área administrativa/burocrata, confesso não ter me acostumado com os fluxogramas administrativos que o serviço público brasileiro desenvolve para exigir certas tarefas por parte do contribuinte nacional brasileiro.

Quando se usa o termo "burocracia" nessas práticas documentais, o nome correto a ser usado deveria ser o de "burrocracia", tal as exigências que são feitas ao cidadão contribuinte brasileiro, sendo que a primeira delas e, talvez, a mais absurda, é a tal de cópia autenticada.

Mas existem outras, também. E num estágio em que estamos com relação à tecnologia, existe um instrumento (ou seria uma ferramenta?)chamado scanner que simplificaria a vida de todo mundo neste país quando se propusesse a mexer com documentação. Coisa simples. Mas parece que aqui em nosso país isso é proibido de ser usado. Daí os absurdos pelos quais temos que passar em apresentar cópias dos documentos que nos são exigidos nas repartições públicas brasileiras.

Óbvio é que existe um aforismo que a população criou para buscar explicar tais coisas: "Criar dificuldades para vender facilidades". E isto, infelizmente, virou quase que uma regra em nosso país. E é por isto que a cada dia que passa a figura do "zangão" cresce em nosso meio.

Mas vida que segue. Infelizmente ainda não se alcançou o plano de "país de primeiro mundo", tão difundido entre nós. E parece que isso ainda demorará a se concretizar no Brasil.

Paciência.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 20/07/2014
Código do texto: T4889493
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.