Julgamentos indevidos

Onde está o senso de justiça das pessoas que acham que podem julgar o próximo? Você também pensa desta forma? Onde o "monstro" enlouquecido, endoidecido pela momentânea ausência da razão deve ser abominado, massacrado e morto? Sinto-me entorpecido pela discrepância em que se levantaram o pó. É essa inversão de valores descabida que leva em conta como critério apenas um ponto de vista distorcido. Talvez a cegueira por causa de uma amizade mal forjada... Como é terrível a falta de conhecimento interior!

Você ao menos sabe em que se baseia sua opinião a respeito de um assunto que mal conhece? Acha que deve ter o direito de julgar alguém porque a massa de gente se alvoroçou por inteiro? Longe dos fatos. Pior ainda, longe da coisa sutil, da palavra amena, do detalhe que desconhece, da dor indecifrável do outro. Aborrece-me a falta de sensatez de quem por privilégio deveria cultivá-la. Quem desconhece ou quem não se importa que uma palavra dita na hora errada possa desequilibrar aquele que luta consciente de que estivera na beirada de um precipício. É extremamente fácil se esconder atrás de uma tela e decidir quem deve ser queimado, quem deve ser odiado, quem deve ser livrado...

Mas e depois, o que sobra? Quem tem de ficar até mais tarde para juntar os cacos? Quem tem de recolher as páginas, as lembranças, a vergonha que ficou espalhada pelo chão? Quem tem de refazer aquela estrutura delicada que se desmanchara? Além de tudo tem quem se importa, mas tem medo de se aproximar, de encarar a realidade. Fingindo que não entendeu ou que não sabia...enquanto aquele que precisa de apoio fica se sentindo abandonado.

Adianta tu ficares em uma mesa qualquer, em um sofá qualquer debatendo quem vai ser enforcado, perseguido por sua fisionomia de condenação? Aquela indiferença que só você acha que ninguém decifra? Como se comportará na próxima cena? E só para constar: não temos o direito de julgar mesmo quem tem a culpa. Existe QUEM pode fazer isto! E quem não falha? Este por si só já colheu suas dores. Já basta! Pensar faz diferença, aliás, meu amigo pensar antes de qualquer julgamento, é vital, faz a diferença! Você não sabe se neste momento pode estar também nesta cena. E talvez mesmo nem saiba se amanha estará chorando isto!!

Geovani Silva
Enviado por Geovani Silva em 22/07/2014
Código do texto: T4891339
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.