Boiada

Bate um desespero...

"Qual a linha que irá desenvolver, explique as razões pelas quais esta disciplina é importante para seus fins."

-Por que é importante para meus fins? Por que ela? Foi a única mais interessante entre as poucas opções que dão...

-E por que tem que fazer?

-Dizem que é importante ter um mestrado, um doutorado... as pessoas o respeitam mais. Você é mais intelectual, é uma pessoa inteligente...tipo:

"O que você faz?

Sou mestranda/doutoranda...

Oh..."

-Mas você acha isso importante para você?

-Quê?

-É importante? Vai acrescentar algo?

-Sim, conhecimento.

-Aprender a bordar também é conhecimento.

-Mas não tem grande mérito.

O mérito surge de quem o faz, e não de quem o julga. Primeiro se aprende a bordar, faz benfeito, cresce e conquista com isso. Seja a diferença nisso. Está aí seu mérito.

Há grandes nomes nas áreas científicas. Há grandes nomes no mundo dos camelôs.

Quem é que faz seu nome? Você ou os outros?

É o boi que virou o caminho da boiada.

Em tempos modernos, a boiada vai no caminho de encontro à aceitação.

"Sou concursado."

"Fiz mestrado."

"Passei no emprego considerado da moda do momento."

Até chegar aí, só se vê a boiada aglomerada, em frente a porta de um local de prova, esperando abrir os portões para sentar nas carteiras e se acabar na água e nos chocolates. Se acabar no nervosismo, e no pensamento sobre a família comentando: "Olha lá, virou concursado. Um orgulho!" ou "Não passou, mais uma vez não passou..."

Vivemos como boiada. Olhe em volta. Olhe quando for querer achar sua vaga na sociedade idealizada.

Mas assim fica fácil! Chegar, colocar no papel sobre como a sociedade é injusta, como seguimos o que os outros falam, como o mundo é hipócrita...

Ao concluir a escrita, vai correndo preencher o formulário para ser aluno especial no mestrado. A entrega é ainda nessa semana.

Boiada.