JOSELITO E O CIRCO

"E o palhaço o que é?" A voz do pequeno Joselito unia-se a de muitas outras crianças para responder gritando: ..."é ladrão de mulher!!!! As crianças seguiam correndo atrás do velho carro que agitava a cidadezinha com o seu alto-falante: "senhoras e senhores não percam o Circo do Tereco! sábado as três da tarde, nesta cidade"!!!! O carro, um Opalão verde limão, era dirigido pelo dono do circo: o palhaço Tereco.

Para Joselito a chegado do circo era um momento mágico criando no ar muita euforia, pois a lona velha e rasgada, que cobria o circo Tereco, abrigava também um mundo de ilusão, onde o picadeiro coberto por serragem, conseguia através dos malabares, trapezistas e mágicos realizar o sonho acalentado a tanto tempo pelo menino, quem sabe por muitos meninos...

Era precária a situação do circo, o que não impedia a felicidade da criançada, pois estava a alegria do circo presente em tudo, fosse no colorido das roupas dos palhaços ou na camioneta, fubica, que tinha a capacidade de lançando fumaça, desmontar-se em plena apresentação.

Um dos números preferidos por Joselito era o mágico, que sempre sério, conseguia tirar inúmeros lenços de dentro de uma cartola minúscula. O menino quase não respirava, acompanhando todos os movimentos, tentava descobrir o indescobrível.....

Embora na época ainda fosse permitida a apresentação com animais, o circo Tereco tenha apenas um velho e amestrado macaco, o Jiló, que para delírio da criançada andava no patins ou na bicicleta de uma roda só...

Nesses momentos o menino transportava-se pra um mundo de fantasias. Seus olhos brilhavam mais que as luzes que acompanhavam a subida da trapezista de meias furadas...mais que os strass do colete laranja do palhaço "Sanfoninhha".... mais que as faíscas da lança do atirador de fogo....

A tarde passou, o saco de pipoca esvaziou mas encheu-se a memória de todos, que envolvidos pela magia do circo viveram momentos que ficaram guardados para sempre juntos com a pergunta "...o palhaço o que é?...".

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 24/07/2014
Reeditado em 30/07/2014
Código do texto: T4894804
Classificação de conteúdo: seguro