ONTEM 2010, HOJE 20014 E TUDO CONTINUA O MESMO...

Eleições se aproximando e eu pensando e sonhando com um Estado que “o governo a ser eleito cuide tão bem dos súditos que não apenas eles fiquem satisfeitos, mas que homens  de outros Estados venham a desejar viver sob sua jurisdição,” e eu não estou nem pensando nos gregos Platão e Aristóteles com os seus tratados políticos com os quais pretendiam solucionar todo e qualquer problema em qualquer variedade de sistema, fossem eles monárquicos, oligárquicos, ditatórias ou democráticos.. Pensava na simplicidade da doutrina filosófica de Confúcio, de onde nasceu a sua teoria política, que se resumia no que ele acreditava: O governo deve existir para proporcionar o bem-estar do povo. No entanto, ele não acreditava que um homem do povo fosse mais capaz de governar corretamente do que um aristocrata ; mas afirmava que a opinião popular era o único critério pelo qual os atos de um governo poderiam ser julgados. Considerava o povo ignorante, mas dizia que todos tinham os mesmos direitos e deviam ser educados.
 
Ah, mas por que a preocupação, se tudo caminha   para permanecer o mesmo status quo, os mesmos desmandos, a mesma politicagem rasteira, a mesma partilha de cargos beneficiando os incompetentes, o mesmo desgoverno.  E aqui, entra mais uma vez, a sabedoria chinesa   que em termos de preocupação nos ensina:
 
Há apenas duas coisas com que você deve se preocupar: se você está bem ou se está doente. Se você está bem, não há nada com que se preocupar. Se você está doente, há duas coisas com que se preocupar: se você vai se curar ou se vai morrer. Se você vai se curar, não há nada com que se preocupar. Se você vai morrer, há duas coisas com que se preocupar: se você vai para o céu ou para o inferno. Se você vai para o céu, não há nada com que se preocupar. Agora, se você vai para o inferno, estará tão ocupado em cumprimentar velhos conhecidos que nem terá tempo de se preocupar.
 
Então, para que se preocupar?
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 25/07/2014
Reeditado em 25/07/2014
Código do texto: T4895662
Classificação de conteúdo: seguro