As vidas e as amizades

AS VIDAS E AS AMIZADES

(crônica publicada no jornal "Diário Catarinense" de 01.08.14)

Como nos velhos joguinhos eletrônicos: você inicia a rodada com determinada quantidade de vidas. A cada besteira que fizer, a cada decisão equivocada que tomar, a cada golpe fatídico que sofrer do azar, perde uma vida. E assim prossegue: até ganhar o jogo ou, aniquilado, entregar a derradeira vida que lhe restava. Então você desliga o jogo; e o reinicia para desfrutar de uma penca renovada de vidas frescas e, no fundo, imortais. Não há jogo eletrônico que leve a sério a perda de vidas a ponto de impedi-lo de jogar porque, certo dia, conforme registrado na memória indestrutível do "game", você perdeu a última vida de que dispunha.

Existe uma geração quarentona que se criou sob a égide dessa mitologia.

Agora são as amizades que se contam como vidas inesgotáveis nas redes sociais. Quero ter muitos amigos, quero mostrar prestígio, quero que saibam quantos seguidores arrebanhei, quero que sintam o peso massacrante da minha popularidade - para este fim, preciso ampliar continuamente a quantidade de amigos que se conectam, não a mim, pessoalmente, mas ao perfil eletrônico, falso ou sincero, que criei para mim, segundo meu gosto e desejo.

Então, passamos a trocar curtidas, comentários e compartilhamentos. Passo a identificar minhas tribos conforme os meus gostos: música, cinema, lugares, jogos, pessoas reais próximas ou famosas, times de futebol. Aqui começa a se insinuar uma zona nebulosa: quem é fanático por um clube detesta os adversários diretos. Política, ideologia e religião vincam mais as divisões. Podemos aceitar o debate, a troca de ideias, as opiniões contrárias, os argumentos inteligentes (quando e se existem), os pontos de vista divergentes; mas nem sempre estamos dispostos a nos expor a tamanha variedade.

Então cortamos dessas nossas relações em rede, como as vidas perdidas dos jogos, aqueles "amigos" que pensam diferente e que, por consequência, nos inquietam ao abalar certezas sacramentadas, comprovadas, estabelecidas. Feito isto, retornamos apascentados ao conforto das nossas "verdades". Que preservamos intatas com zelo animal.

Mané da Ilha Osório

Detectou-se movimento subterrâneo, frondosamente ramificado, que trabalha por conceder a Manoel Osório o título honorífico, e honroso ao supremo grau, de "Manezinho da Ilha". Diplomado, o homenageado poderá, de direito, assinar-se Mané Osório. Os surdos rumores sobre tal proposta começam a ser percebidos por ouvidos mais apurados.

Preocupado com tal audibilidade, Manoel Osório tem disparado discretos, porém enérgicos, sinais de que não aceitará a honraria e que deseja, inclusive, que cesse de vez o incômodo burburinho em torno do assunto.

Único Osório a não retornar à casa - o Sul do Estado - conforme secular tradição Osória, Manoel Osório teme ser deserdado pelos Osórios todos, o que, financeira e existencialmente falando, seria o seu fim. Não por menos, acaba de adotar o lema "do Sul para o Mundo".

Retornos

==> Informa o escritor Júlio de Queiroz que a placa da Academia Catarinense de Letras, desencravada da fachada da Casa de José Boiteux, já está de volta à ACL: foi encontrada na casa de um craqueiro procurado pela Polícia. A do Instituto Histórico e Geográfico, que era de bronze, evaporou-se. Ou fundiu-se.

==> Informa a Alta Comissária da ONU para Direitos Humanos, Navi Pillay, que, até a manhã de 31 de julho, "mais de 1,2 mil palestinos já morreram, contra pouco menos de 60 israelenses", durante a carnifica deste mês no Oriente Médio; falta contabilizar os feridos. Mesmo com o "placar" de 20 a 1, nenhuma dessas vidas voltará à casa.

==> Informa este humilde Interino que voltará a esta casa, a partir de amanhã, refeito de merecidas férias, o titular Sérgio da Costa Ramos. Vocês passarão a ficar em melhor companhia.

--

Amilcar Neves é escritor com oito livros de ficção publicados. A partir de 26 de agosto de 2013 integra o Conselho Estadual de Cultura, na vaga destinada à Academia Catarinense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 32.

(...) aquele 1965 em que éramos jovens, românticos e puros. Incontaminadamente puros. (...) Havia uma visão do coletivo, que hoje se perdeu, como também se extraviou (ou até soa ridícula) aquele ideia de "salvar a pátria", de interessar-se pelos problemas do País e do mundo porque eles habitavam nossa consciência.

Flávio Tavares, "Memórias do Esquecimento"