*Projeto ainda sob supervisão*

Aconteceu nesta semana uma nova rodada de supervisão e verificação formal de pendências do projeto que gerencio, envolvendo a empresa onde trabalho e mais duas parceiras. Algumas pendências já estão sendo resolvidas plenamente a contento, e outras continuam na lista. Nesta semana, a novidade foi a intervenção da empresa parceira que normatiza o produto, consultando as demais sobre melhorias (que já haviam sido solicitadas) para evolução do produto.

Reflito que às vezes pode haver surpresas bastante agradáveis e recompensadoras neste trabalho. Era considerado até agora absolutamente inusitado que a normatizadora pudesse cogitar a alteração (aprimoramento) dos instrumentos jurídicos do produto. Mas aconteceu! E representou uma solução inesperada, e realmente definitiva para uma ou duas pendências que já estavam gerando atritos nas discussões para encontrar a melhor solução. Surpreendeu a todos que a solução tenha "caído de pára-quedas" assim. :)

Sobre as demais pendências, a reflexão que permanece é que tudo demora para ser resolvido, às vezes consertando um lado e estragando outro, mas sempre com ótimo e gentil atendimento por parte da empresa parceira. Evidentemente, a demora faz pensar em ineficiência - e às vezes, em alguns casos, até mesmo em incompetência - mas o "solucionamento" gradativo já vai mostrando que as coisas podem melhorar. Outro aspecto relevante é a qualidade e gentileza do atendimento, que verdadeiramente atenua as potenciais dificuldades que teríamos no caso de um relacionamento interorganizacional mais seco.

Com pendências ou com suas soluções, entendo que a atitude de querer melhorar, querer consertar, querer evoluir, sempre representa uma postura de responsabilidade - e até mesmo de competência - da parte das empresas, na forma das ações, é claro, de seus funcionários. A supervisão fica, assim, facilitada pela inexistência de 'atritos', embora permaneça necessária para poder validar a qualidade dos resultados deste projeto de implantação de produto.