O Maior Ficha-suja

Nos jornais de hoje lemos que “José Riva (PSD), do Mato Grosso, responde por mais de 200 processos por improbidade administrativa, lavagem de dinheiro e peculato”. Sabemos que deve existir um considerável número de políticos nessa situação, variando a quantidade de processos a que respondam.

Com tais antecedentes, o deputado estadual José Riva teve negado o registro de sua candidatura ao governo do Mato Grosso, sendo considerado “o maior ficha-suja do Brasil, num dos casos mais emblemáticos da aplicação da Lei da Ficha Limpa”.

A condenação do deputado mereceu, num dos seus votos mais contundentes, a seguinte manifestação da desembargadora Maria Helena Póvoas:

- Pode um cidadão afastado da chefia do Legislativo por improbidade assumir o Executivo, responsável pela arrecadação de impostos? Acredito que não.

Contudo, esse cidadão não abrirá mão do seu direito de recorrer à decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Se a coisa fosse mesmo para valer, com esses desabonadores antecedentes e considerando-se o fato de o candidato estar “afastado da presidência da Assembleia exatamente pelas condenações por improbidade”, não lhe deveria ser facultado o direito a qualquer tipo de recurso. Ou será necessária maior comprovação ainda dos sólidos atributos desse político?

Rio, 07/08/2014

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 08/08/2014
Código do texto: T4914185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.