Z

CRISTANDADE.

Há um certo tempo, não muito distante, uma grande amiga, batendo um papo costumeiro, me contou sobre seu hábito de fazer a cama logo ao levantar-se. Seria uma questão de cristandade.

De cristandade? Que teria o simples fato de fazer a cama com a cristandade? Ela nunca soube. Aprendeu tal significado com sua avó, italiana de ritos e princípios, de tradição e valores . Aprendeu e pôs em prática.

Desde então, ao cumprir meu ritual matutino de arrumar o leito, lembro-me : " Fazer a cama ao levantar-se é uma questão de cristandade." Como cristã, obedeço.

Hoje, matutando sobre o porquê, pois tudo tem o seu porquê,  (e o ensinamento da velha e sábia avó não fugiria à regra)  fui para o além do imanente, parti para o transcendente, para além do "ileso gume do vocábulo", como diria Guimarães Rosa. Fazer a cama seria prepará-la para, à noite, receber o corpo cansado das labutas do dia e dormirmos em paz. Então, fazer a cama não seria preparar as gerações para o futuro?Dar-lhes segurança?

Mas, afinal, que tem a "cristandade" com isso? Tem e muito. Cristo nos preparou, com seus ensinamentos, a cama , para encontrarmos o Reino de Deus , a paz da paz.
Que consigamos preparar a cama para um mundo melhor, sem fome nem guerras, mas com amor, muito amor.
Conclusão: fazer a cama ao levantar é mesmo uma questão de cristandade.