"POR QUE A DOR?" Crônica de: Flávio Cavalcante

POR QUE A DOR?

Crônica de:

Flávio Cavalcante

É surpreendente e extraordinário o mistério que envolve a mente e o corpo do ser humano. O laço que envolve aquele que comanda e aquele que é comandado.

A mente e o corpo trabalham em harmonia, como numa orquestra sinfônica. A mente seria o maestro e o corpo os componentes posicionados nos seus devidos lugares para a execução da obra musical. Assim como cada componente obedece a cada elemento da orquestra, o corpo obedece à cada ordem da mente. A mente recebe os comandos diretos do espírito habitado no corpo.

Assisti algumas palestras curiosas a respeito do assunto abordado. O poder da mente é tão intenso, que alguns estudiosos em pesquisas entrevistaram algumas pessoas e todas elas relataram fatos curiosos. Um deles que mais chamou a atenção, foi o depoimento do seu Geraldo que não possuía uma das pernas devido a sua diabetes. Segundo ele mesmo já tendo bastante tempo sem o membro do seu corpo, a sua mente de vez em quando enlouquecia e mandava informações errôneas. Tinha hora que ele jurava estar com as duas pernas. A sensação era tão intensa que segundo ele, sentia até os dedos dos pés se mexerem e só vinha cair na realidade quando já estava no chão. A certeza que a mente dava pra ele era tanta que até esquecia de pegar a muleta. Por que será que isso acontece? A mente e o corpo não poderiam separar um fato do outro? Será que Deus deixa claro aí para os desacreditados que realmente somos carne e espírito?

Na palestra, o palestrante fez alguns exemplos práticos. Fez com que algumas pessoas se concentrassem num ponto fixo do braço e pediu que todos imaginassem que aquele membro do corpo estava coçando. A sala inteira fixou os olhos nos braços e não bastou muito tempo para uma sessão de coceira tomar conta do ambiente. A maioria passou as unhas como se tivessem coçando realmente. Ninguém imagina que o poder da mente comanda o corpo de forma até leva-lo a destruição em alguns casos.

Quantas vezes não fizemos um probleminha virar uma tempestade num copo d’água? Quantas vezes não entramos numa tristeza profunda sem saber o motivo de estarmos tristes? A depressão é um exemplo comum nesses casos. Como também tem dias que amanhecemos numa alegria inexplicável e o dia parece ser mais lindo que os outros. Acordamos dispostos, dando bom dia até para os pássaros. A nossa mente é a válvula responsável para protegermos o nosso corpo. Agora imagine se não existisse essa válvula de controle. Certamente existiria mais suicidas por não termos medo de morrer.

Na palestra, outra pergunta curiosa levantou bastante perguntas. Por que a dor? A psicologia já curou milhares de pessoas através de hipnoses por causa de dores do corpo e sem explicação nenhuma. Exames e mais exames sempre dando negativos e a pessoa entrava num estado loucura por não saber a origem da dor. A partir daí uma maratona de tomar qualquer medicamento que o indicassem. Os hipocondríacos são pessoas que vivem a base medicamentos porque criam doença onde não existe. Sentem dor onde não existe dor. Nesse caso pessoas assim nesse nível precisam de ajuda de um especialista. Lembro-me perfeitamente do meu avô e essa palestra me deixou bem esclarecido que dentro da minha família tinha uma pessoa doente nesse sentido. E no caso dele chegou a um ponto crítico de sentir a doença de outrem. Bastava ver alguém com febre ele já estava com febre também. Procurar saber qual era o remédio que o paciente estava tomando era inevitável. A farmácia era o seu primeiro passo. Em uma ocasião eu fui leva-lo ao médico. Ele vivia se queixando que estava muito doente. No consultório foi feito todos os exames possíveis e imagináveis e o resultado, o médico disse que ele não tinha nada. O médico quase apanhou do velho, pois, não era a resposta que ele queria ouvir. A forma inteligente que o médico achou para sair da situação constrangedora foi admitir que ele realmente estava doente e passou um fortificante, dizendo que era o remédio que ia curar ele. O velho abriu aquele sorriso, passou na farmácia comprou o remédio e ficou bom da doença que estava o matando aos poucos.

Graças à Deus hoje em dia não é possível comprar muitos medicamentos sem a receita médica.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 11/08/2014
Código do texto: T4918081
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.