Como explicar a Paixonite adolescente?

Aqui estou eu. Quase duas da manhâ, e já me preparo pra dormir, mas a inquietude invade meus pensamentos, que vão muito longe. Mais até do que imagino. Cabeça de pessoas da minha idade, no auge da juventude só remete a alguns poucos típicos exemplos: Eu, no meu caso, divido-me entre pensar na escola, no vestibular, no meu falecido pai e no garoto que eu gosto. Sim, pelo menos de cada 10 garotas, 6 são parecidas comigo nesse aspecto. Toda garota quando cisma com o garoto do sonhos, não há nada que apague tanto amor. ( Se é que pode se chamar de amor, talvez uma atraçãozinha básica, mas amor é uma palavra muito forte para jovens de uma geração onde se tem tudo com um estalar de dedos). Precisa-se de pelo menos um batom e espelho na bolsa. Além da escova, claro. Ninguém quer encontrar o futuro cônjuge ( ou não) parecendo uma bruxa que acabou de acordar.

Certa vez, quando voltava pra casa, de ônibus, sentei-me numa cadeira que, obviamente estava vazia, e atrás de mim,outras duas garotas com a minha faixa etária.

Uma delas, não parava de mandar mensagem ao celular.

A outra a olhou, de canto de olho e perguntou:

- E aí, rolou?

- Tô falando com ele agora.

- E aí?

- Ele disse que não vai poder ir "nos esquemas" hoje porque estão vigiando-o.

- Nossa. E aí, o que você vai fazer?

A outra garota, a do celular, suspirou brevemente e sussurrou alto o suficiente para eu ouvi-las.

- Marcarei com aquele gostoso com quem eu fiquei na festa de Lauriane.

Eu fiquei pasma. Tudo bem, a vida era dela, e tudo, mas aquela garota era o retrato do que mais se vê hoje: Menos sentimento e mais atração física. E olhe lá. As vezes as paixonites podem se tornar algo mais sério, ou não.

Mulheres, no caso adolescentes, são mais exigentes quanto à questão sentimental.

Voltando ao tópico paixonite, a paixonite é aquela sensação que sentimos quando vemos alguém que nos agrada. Está quase ligada à atração física, uma vez que, a paixonite tem como "sintomas": Suspiros excessivos, nervosismo, gagueira repentina. Isso só quando se está com a pessoa. Já a atração física é mais carnal. Tudo bem, há a questão dos suspiros também, que está relacionada à necessidade do calor corporal do outro.

Uma diferença entre Amor e paixonite é o fato de que, quando se ama, o outro sempre arranjará um jeito de invadir o pensamento da pessoa que ama. Na paixonite, isto é mais difícil de ocorrer, e quando ocorre, é nos momentos em que o alvo da paixonite e a garota/ o garoto o/a vêem.

Resumindo, é complicado ser adolescente.

Larissa Siqueira
Enviado por Larissa Siqueira em 12/08/2014
Código do texto: T4919131
Classificação de conteúdo: seguro