AS LUTAS SOCIAIS E OS AVANÇOS

Engana-se quem atribui a luta corporativa de um sindicato como uma questão circunscrita àquela categoria específica, ainda que especificidades próprias de cada profissão sejam elencadas nas reivindicações. A história do movimento sindical nos ensina que foram as lutas sindicais que movimentaram as grandes questões nacionais, em todos os governos, e, mas firmemente contra a ditadura militar. O movimento contra a carestia, iniciado nas categorias profissionais organizadas, tiveram ecos e aceitação em todos os segmentos sociais, asfixiando o governo militar, incapaz de responder às questões mais prementes da sociedade, exaurido já o fabricado "milagre" econômico, custeado por vultosos recursos externos e pagos até hoje com sangue, suor e lágrimas de toda a nação. A alavanca social são tais movimentos, levando de roldão os parlamentos e governos a dobrarem sob suas reivindicações, deve-se, em grande parte, a própria redemocratização do País ao englobar a abertura política com a ANISTIA AMPLA, GERAL e IRRESTRITA, até as DIRETAS JÁ. Comissões de fábrica nas categorias já organizadas sustentando a resistência democrática, desafiando os verde-olivas, ampliando as conquistas para todas as outras categorias profissionais, estendendo-se seus avanços para todos os assalariados, mesmos os sem organização sindical comprometida. OS 40% de multa sobre os depósitos do FGTS, a princípio uma conquista restrita aos metalúrgicos do ABC, depois de vitoriosas greves, acabou por ser transformada em lei com alcance para todos, apenas para exemplificar. Vieram outras categorias organizadas, como os bancários, trazendo conquistas que extrapolaram os benefícios corporativos, tornando-se abrangente para o conjunto dos assalariados. Verdadeiras forças motrizes a empurrar avanços sociais, fazendo um capitalismo menos perverso e predatório. Figuras memoráveis desses movimentos hoje são execrados pelos incautos que se beneficiam, na condição de trabalhadores e como cidadãos daquelas conquistas, onde pessoas se expuseram à prisões, demissões, perseguições diversas. Para se manter na categoria metalúrgica Lula e demais companheiros tiveram que criar uma empresa, pois os grandes conglomerados das montadoras os perseguiam e visavam impedi-los de se organizarem contra seus interesses. Tais benefícios, reitero, constam hoje na CLT, nas convenções coletivas de cada categoria profissional, seja dos Estados mais industriais até os menos industrializados, fazendo justiça na cidade e nos Campos, tornando a vida da classe trabalhadora mais digna. A isso deve-se a vida democrática, não nos enganemos, a luta de classes permanece, tornando a sociedade mais justa e dividindo os lucros do capital a quem de direito, a sua força de trabalho.