Too Late

Cidadão americano de origem israelita, catedrático em Linguística do conceituado MIT (Massachussets Institute of Technology), vamos ler Chomsky mais um pouquinho:

Apesar de todas as injustiças cometidas contra o povo palestino, da supressão de quase todos os seus direitos civis, do genocídio contra esse povo perpetrado há décadas, "da maior prisão a céu aberto do mundo" em que se transformou a Faixa de Gaza,

"existem interesses comuns entre a massa populacional do mundo árabe, de Israel e dos EUA. O que se configura num exemplo alarmante da necessidade de solidariedade internacional em benefício de todos.

O mundo árabe está passando por um momento crucial na sua história. Dispõe de apreciáveis recursos humanos, intelectuais ou culturais. Possui também grandes riqueza naturais - em especial o petróleo, que estará esgotado dentro de algumas gerações. Se esses recursos forem usados para enriquecer setores do Ocidente e efetivos locais que sirvam aos seus interesses, os povos das regiões envolvidas se defrontarão com uma tragédia de proporções incalculáveis num futuro não muito distante. Se esses recursos forem usados no estabelecimento de uma plataforma doméstica que possibilite o desenvolvimento sustentável, o futuro poderá ser mais promissor.

Os pré-requisitos para um progresso sério nessa direção são o desmantelamento de estruturas autoritárias e repressivas, a criação de uma atmosfera de tolerância e defesa da liberdade de expressão e a organização de forças populares construtivas, que representem, em termos gerais, passos substanciais para a consolidação de uma democracia significativa.

As escolhas devem ser feitas sem demora, ou será tarde demais" (too late).

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 15/08/2014
Código do texto: T4923342
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.