ANIMAIS, TAMBÉM NOSSOS IRMÃOS

Todos nós já ouvimos falar de cães que já salvaram a vida de seus donos e de outras pessoas que se encontravam em perigo. Recentemente, uma reportagem na TV mostrou que um vira lata salvou uma criança do ataque de um Pit Bull. Há algum tempo, outra reportagem contou a história de uma galinha que adotou um cachorrinho cuja mãe morrera no parto.

Os animais têm nos dado demonstrações de amor e gratidão, enquanto nós, que somos chamados de racionais e civilizados, matamos, traímos, mentimos, usurpamos, poluímos, destruímos e cometemos tantas outras atrocidades. Será que somos mesmo racionais? Parece que não estamos raciocinando muito. Somos, na realidade, muito mais calculistas que racionais.

Quantos animais são castigados em nosso planeta. São aves sendo traficadas para outros lugares e países, transportadas em caixas sem ventilação onde grande parte morre asfixiada. Cães e gatos abandonados pelas ruas ou maltratados por seus donos, que os deixam presos ou amarrados o tempo todo, o que faz com que o animal se torne agressivo e triste. Cavalos, que depois de não serem mais úteis, são assassinados cruelmente para satisfazer as necessidades já não mais básicas do homem que é a ingestão de carne.

Emmanuel diz no livro O Consolador, pergunta 129, psicografado por Chico Xavier que devido à diversidade de alimentos de origem vegetal, de frutas, grãos, verduras e legumes, o nosso corpo não necessita de carne, pois podemos encontrar neles as substâncias das quais nossos corpos necessitam. Mas Emmanuel destaca a necessidade dos fornecedores de carne como órgãos geradores de trabalho.

Pesquisas feitas em diversas partes do mundo provaram que as pessoas que comem muita carne, principalmente churrascos, desenvolvem cânceres diversos, além de colesterol, problemas cardíacos, hipertensão e muitas outras doenças. Daí, percebemos que sem a ingestão da carne poderemos viver mais e melhor.

Os animais, assim como nós, são criaturas de Deus que estão aqui para auxiliar no progresso do mundo e não para nos servir de escravos e saciar nosso vício carnívoro.

A proteína que a carne nos fornece e a Vitamina B12 podem ser encontradas no leite e seus derivados e também na soja.

Do gado pode se tirar o esterco, adubo natural, além do leite.

Da galinha obtém-se os ovos e, assim, de todos os animais, podemos desfrutar de vários atributos sem lhes tirar a vida. Porque matá-los e abandoná-los? Se coloque no lugar deles. Enquanto nos são úteis tratamo-los bem, mas a partir do momento em que já não nos servem mais, matamos ou jogamos fora. Um dia, todos nós ficaremos velhos, e o que será que farão de nós?...

Diversas histórias têm nos mostrado que muitas pessoas amam e respeitam os animais. Já chorei diversas vezes diante da dor, do sofrimento e da alegria desses nossos amigos. Pessoas dedicam seu tempo e destinam dinheiro para recolherem e cuidar dessas doces criaturas, dando-nos exemplo de cidadania e compaixão, entendendo a mensagem de Jesus, quando nos recomendou que amássemos o nosso próximo como a nós mesmos.

Não é errado se ter um animal. O que não podemos é maltratá-los e abandoná-los porque eles precisam do nosso amparo e de nossos cuidados. São, como nós, filhos de Deus.

Minha cachorra uma vez me deu lição de moral. Em determinada época, ela estava correndo atrás das pessoas e isso incomodava alguns. Ela não mordia, mas pelo seu tamanho causava medo. Uma noite, fui para a estrada, me vesti com uma roupa escura para ela não me reconhecer, pois o local é Zona Rural, sem iluminação nas ruas, e esperei que ela viesse para assim lhe dar umas chicotadas para que ela perdesse essa mania. Quando estava me preparando para descer a estrada e fazer um barulho para chamar a atenção dela, para ele vir, para então eu lhe bater, senti que algo se encostou em mim, suavemente. Era ela, me acariciando e me dizendo com aquele gesto, “eu te amo”. Fiquei totalmente desarmado e senti vergonha da atitude que eu iria tomar. Sensibilizei-me e entendi que o amor é quem realmente educa.

Se compadecer dos bichos é prova de que se tem sentimentos. Só pode dizer que ama alguém aquele que ama a natureza e tudo aquilo que faz parte dela. Se não fazemos isso estamos longe, muito longe de entendermos o que é o amor.

Os animais, quando presos nos currais ou nos compartimentos de açougue e frigoríficos, ficam em um estado que causa compaixão. Seus olhos parecem pedir para que nós os levemos daquele lugar e não deixemos que sejam assassinados. Ingerimos o magnetismo de toda essa tensão quando comemos carne e causamos uma tempestade em nosso organismo.

Se os animais soubessem falar, antes de terem suas vidas ceifadas, pediriam mais uma chance. Pense nisto antes de comer carne. Talvez você não o mate de forma direta, mas indiretamente está contribuindo para a chacina.

Não tenha medo, caro amigo, de perguntar e demonstrar seu carinho pelos animas. Pergunte, questione, se importe, defenda-os, essa é a verdadeira coragem. Isso é ser homem de verdade. Alguns dizem que ser homem é ser durão, forte, andar desgovernado, falar alto e grosso, sentar ocupando espaço e todos esses comportamentos anti civilizados do gênero. Ser homem é ser humano. É ter compaixão pelos outros e amor à vida. É chorar, se emocionar, abraçar, beijar, perdoar, e qualquer um de nós pode ser muito homem, independente de cor, preferência sexual, religião, altura, peso, nacionalidade, escolaridade e idade. Um homem pra ser homem não depende de sexo ou idade e sim de caráter e personalidade.

Os animais, assim como nós, também amam, choram, sofrem, sentem frio e querem ser amados e respeitados. Por isso, pensemos bem antes de abandonarmos um animal em uma estrada, matagal ou em qualquer outro local, porque dificilmente eles sobreviverão, pois não sabem pedir comida, não conseguem explicar que parte do corpo está doendo e são capazes de nos amar, mesmo depois que os abandonamos, porque alguns voltam para casa após serem enxotados ou largados em um canto qualquer. Eles gostam de nós do jeito que somos e nos dão exemplos de gratidão e fidelidade. Temos muito a aprender com esses companheiros de caminhada.

Corresponda ao carinho dedicado pelos animais à você.

Talvez os animais sejam mesmo irracionais. Os homens, salvo as exceções, não sacrificam suas vidas para salvar a de ninguém; sacrificam a vida alheia para salvar as suas. Por ser racional, coloca seus interesses à frente de tudo. Já os animais agem com o instinto e o com coração. Deixam a gratidão falar mais alto e não raciocinam, não pensam se devem ou não nos proteger; simplesmente o faz, sem pensar.

A matança de animais, os frigoríficos, açougues, restaurantes geram empregos. O cigarro, a cachaça e diversas bebidas alcoólicas também geram trabalho, mas matam e dão muito mais prejuízo para o país do que lucro. Em vez de açougues por que não trabalhar com polpa de frutas, verduras, leguminosas, hortaliças e diversos outros itens onde não haja olhos suplicando para nós não os matarmos. Basta pensarmos e nos dispusermos a proteger a vida que a atmosfera clareará e a inspiração surgirá.

Eles e Nós

Gato cachorro, gavião e pintinho, todos vão brincar.

Bicho da seda, lobo e coelhinho, todos vão passear.

Arara vermelha e o papagaio querem liberdade.

Formiga, barata e a dona girafa também têm saudades.

Cobra, aranha e escorpião querem seu lugar.

Foca, golfinho, tubarão e baleia só pedem pra nadar.

O passarinho e as borboletas só sonham em voar.

Seu canguru, o leão e o porquinho querem descansar.

Eu e você e o resto do mundo, vamos dar as mãos.

Somos baixinhos, vamos crescer, vamos ser cidadãos!

E o futuro de nosso planeta, como é que vai ser?

Todos os bichos, assim como nós, também querem viver...

O garotinho que mora tão longe, é meu irmãozinho.

E o velhinho que mora no asilo, é o meu vovozinho.

E o mendigo que pede esmola, olha pra você!

E a criança que não tem escola, quer aprender ler.

Quero cantar, quero soltar a voz, pra todo mundo ouvir.

Quero brincar, e estar com você, quero poder sorrir.

E a beleza de nosso país, ninguém igual não viu!

Sou o futuro dessa terra linda, filho do Brasil.

************************

Salvar vidas! Eis uma das nossas missões.

Termino este texto, citando uma frase de Jesus que nos afirmou que "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.”

Obrigado, Jesus. Obrigado a todos os animais e pessoas que deram suas vidas por nós.

VIDA:

Veja o quanto é bela. Não há nada tão bonito!

Importe-se e preserve; também a de seus irmãos.

De tudo que dermos a ela, ela irá nos devolver.

Amor... Vida sem amor é tudo, menos viver.

Poderia ser ela diferente sem eu e você; sem amor? Obviamente. Nós, o amor e a vida fazemos a diferença!