Fotos, Mensagens e Palavras

“Quanto mais velho fico, mais interessante o passado se torna”. Apesar de ser ou parecer profunda, a citação poderia admitir críticas por parte de muitos ou alguns. Poderiam achar uma redundância ou, na melhor das hipóteses, nada demais. Ou, por outro lado, tudo a ver.

Mas se soubermos que a autoria da frase cabe a Paul Auster, autor de “A trilogia de Nova York”, vencedor da premiação espanhola Príncipe de Astúrias, cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, distinção concedida pelo governo francês em 1991, então a coisa muda de figura.

E aí vamos querer saber mais sobre “um dos mais importantes escritores ianques contemporâneos”, autor de uma citação que provavelmente já deve ter sido enunciada de outra forma por muita gente comum ou sem tanta notoriedade.

Claro que não estão em discussão as distinções concedidas ao emérito escritor. Que já esteve entre nós durante a segunda edição da Feira Internacional Literária de Paraty. Trata-se apenas de uma especulação sobre o poder que tem a edição de fotos, mensagens e palavras.

Especulações de lado, tenho certeza de que terei prazer em ler “A trilogia de Nova York”, de Paul Auster.

Rio, 20/08/2014

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 20/08/2014
Código do texto: T4929810
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.