Bruxaria
Só depois que a tecnologia inventou o telefone, o telégrafo, a televisão, a internet, foi que se descobriu que o problema de comunicação mais sério era o de perto.
Millôr Fernandes

 
Daí, você está achando seu celular meio lento, consumindo muita bateria e fica feliz da vida quando, na janelinha de notificações, surge o convite para atualização da versão do firmware. Em bom português: dar uma sacudida no sujeitinho.
Você segue todas as orientações do fabricante: providencia um backup e passa o dia clicando em "adiar a operação por mais quatro horas", para só proceder à atualização à noite, em casa, conectado à rede elétrica e ao WIFI.
Ansioso, até um pouco emocionado, você finalmente encontra as condições ideais para este momento tão esperado e dá a ordem: atualiza-te Samsung!
E pronto! Prepare o enterro: seu S3 morreu!!
Se eu pudesse falar palavrão aqui, falaria um bem feio, pois foi exatamente isso o que aconteceu comigo. Claro, como pessoa civilizada, conhecedora dos meus direitos, procurei a Assistência Técnica oficial, certa de que o mocinho lá ia sorrir, plugar o bicho no computador dele, rodar alguma coisa em dois minutos e me devolver o meu vício, são e salvo, funcionando rapidinho e sem exaurir a bateria. Só que não! O celular passou dois dias lá, até que alguém me ligasse com o veredito: processador queimado, R$ 500,00 para a troca da placa mãe. Truco!!
Não autorizei o serviço. Fui lá buscá-lo em seguida e o levei para outra assistência, que, por não ser autorizada, não tem nada a ver com a versão de firmware bichada deles, então me cobrou R$ 80,00 para restaurar o aparelho à sua última versão estável.
Quando voltei lá para pegar o telefone e o vi funcionando, não resisti. Gritei "Milagre!" e desde então, passei a chama-lo de Lázaro.
O fato é que essas grandes empresas fazem mesmo a gente de bobo. Enquanto eu aguardava atendimento na autorizada, vi outras pessoas chegando com o mesmo problema. Todas elas tiveram comprometimento do processador? Justamente no dia seguinte à atualização do firmware? Que bruxaria é essa?
Vou escrever à Samsung sobre minha indignação, exigir o ressarcimento dos R$ 80,00 e, também, de danos morais: graças à tal atualização de firmware, passei uma semana sem celular.
Isso não se faz! Deu crise de abstinência, pô!

 
Texto publicado no Alô Brasília de 22/08/2014.