TU TENS HEXACOSIOIHEXECONTAHEXAFOBIA?

Inconstitucionalissimamente foi considerada, por muito tempo, a maior palavra da Língua Portuguesa. Pois é, foi. Mas existe uma outra que, além de ganhar em número de letras, ganha disparado na dificuldade de ser pronunciada. Se fosse possível, eu diria que destronca a língua!
Estou até agora tentando ler isso: hexa... hexac... hexacoi...Puxa! Não consigo nem copiar-colar essa palavra. Hexacosioihexecontahexafobia! Consegui! Mas, credo, parece um xingamento, um baita de um palavrão! Quase fiquei traumatizada! Desconfiada com os afixos hexa, hexe, hexa, tentei "desmembrar" o palavrão: hexa=6, cosi=coisa, oi=oi, hexe=6, conta=conta, hexa=6, fobia=medo de... o Brasil nunca ser hexa! Eureka! Pensei ter acertado, mas o Google me desmentiu na hora. Pois bem, a dita cuja vem do grego (é óbvio, se não é do latim, só pode ser do grego!), e significa: hexakósioi = seiscentos, hexékonta = sessenta e héx = seis. Traduzindo: hexacosioihexecontahexafobia é medo, ou melhor, a fobia do número 666, considerado o número da Besta no Apocalipse de São João. Embora seja uma simbologia, certas pessoa levam muito a sério esse número e acabam tendo medo de forma literal .
Hexacosioihexecontahexafóbicos famosos foram o presidente norte-americano Ronald Reagan e sua esposa Nancy, que mudaram o número de sua casa em Bel Air de 666 para 668.
Quanto a mim, depois dessa, já estou quase com aquele medo de pronunciar palavras grandes ou complicadas que, por sinal, é outro palavrão: hipopotomonstrosesquipedaliofobia. Possui 33 letras! Eu, heim!
                                                   Giustina                                                                                                          
(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 22/08/2014
Código do texto: T4933245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.