EDUCAÇÃO OU ADESTRAMENTO?

José Ribeiro de Oliveira

Enquanto alguns países tratam da educação como fator preponderante para o desenvolvimento, nela incluindo o conhecimento e a formação, o Brasil promove o adestramento. Numa escola do Japão, todos os alunos cuidam da própria escola, da sua merenda, do zelo com a própria escola, e recepciona os novatos com festa e sentimentos de boas vindas, No Brasil, recepciona-se com agressões que resulta até morte. Lá, a reverência aos professores é uma cultura a quem se curva todos os cidadãos. No Brasil, agride-se, mata-se professores na sala de aula. Enquanto lá os alunos são responsáveis, também, pela manutenção da escola, realizando atividades que contribuem para a formação do cidadão, no Brasil, se for exigido de um aluno da escola pública que limpe a própria cadeira onde senta, no dia seguinte aparecerá uma intimação ao diretor da escola para responder por abuso. Lá, se cuida da formação do cidadão, gerando discussões que exercitam a criatividade, o pensamento, a intelectividade e o senso crítico, com conteúdos e métodos que envolvem e formam o cidadão. No Brasil, adestra-se nos cursinhos para passar na prova. Lá, as escolas são instalações seculares, nelas passando gerações e gerações, como verdadeiras referências na vida e na história ao longo do tempo. No Brasil, escolas são adaptações improvisadas que acolhem e aglomeram dezenas de estudantes para permaneceram aprisionados numa sala calorenta, insalubre, sem nenhum conforto, sem espaço para atividades de lazer, sem bibliotecas e nenhuma condição que permita um razoável aproveitamento escolar. Qual é a atração que esta escola pode promover para despertar o interesse do aluno e, por conseguinte, um bom aprendizado? Será que estamos educando ou adestrando?

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 26/08/2014
Código do texto: T4937887
Classificação de conteúdo: seguro