O DIREITO AO TRABALHO.

Sim, eu trabalhei na minha adolescência e não me caiu nenhum pedaço! Aprendi sedo a cumprir horário, a entender o valor de ter meu próprio dinheiro, ganho com o suor do rosto e assim, poupando os pais que já tinham muitos compromissos. Eu tinha 6 irmãos e roupas, alimentação, saúde, material escolar etc. tomavam quase todo o orçamento.

Mas os nossos burros legisladores, proíbem o trabalho de adolescentes. Como o fazem com a lei da menor idade criminal. Não lembram que o adolescente impedido de trabalhar hoje, é o criminoso de amanhã. Conheço uma menina, que vende doces e bolinhos feitos pela mãe e com isso complementa a escassa renda da família. Ela estuda e quer ser alguém, mas se não trabalhar, não poderá estudar. Há que rever essas leis, normatizando-as. Prostituição juvenil é crime. Mas o que o governo faz? Proíbe o trabalho, mas não dá uma contra partida. Jovens, são apreendidos, (não se pode usar o termo, preso) e levados para instituições que os tornam promíscuos e jogados nos braços do crime. Ali sim, se tornarão, traficantes, assaltantes assassinos protegidos pela lei, cuja maior idade é de 18 anos. Nós criamos leis para proibir, mas não criamos meios para que o cumprimento da lei surta seus efeitos. Ao contrário disso, impedido de trabalhar, o menor é aliciado por traficantes e criminosos. Não basta tirar uma adolescente da prostituição. Há que prover-lhe meios de sobrevivência e condições para que estude e trabalhe. Porque não? Se uma garota de 14 anos pode prostituir-se, pode trabalhar e assim custear o seu sustento e estudar. É uma boa hora, para começar a mudar isso, questione seu candidato. Pergunte o que ele fará para reverter isso. Quando teremos um salário mínimo descente, que permita sobreviver dignamente? Quando teremos remuneração justa, ( Não exorbitante) para os representantes que elegemos? Estamos no topo dos países que mais gastam com a máquina estatal e nisso, o sistema político é um dos mais caros do mundo, graças a privilégios obtidos em legislação em causa própria, quando não roubam abertamente protegidos por suas leis burras. Eu trabalhei a vida toda e depois de aposentado, continuo trabalhando, porque tenho vergonha do valor que recebo. Quando teremos uma educação eficiente que nos tire do eterno atraso? Quando teremos leis, sem janelas para a corrupção?

Cabe a nós mesmos, resolver isso.

Lauro Winck
Enviado por Lauro Winck em 26/08/2014
Código do texto: T4937908
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.