CASA DOS OUTROS

CASA DOS OUTROS.

Um lugar que você pode precisar, mas não deseje isso pelo amor de Deus!!!

Eu e 6 irmãos éramos uma família com papai e mamãe. 9 pessoas. Mas, um dia desses a morte fez uma visita lá em casa e sabem a quem ela escolheu para levar? Nossa mãezinha.

Depois de mamãe sepultada eu procurava um lugarzinho solitário bem discreto mesmo e chorava todas as lágrimas produzidas pelas glândulas lacrimais. Aí eu perguntava pra morte: porque você não levou a mim ou outro irmão meu? Porque que tinha que ser a mamãe se 8 pessoas dependiam dela para quase tudo da vida? Mas, a morte, amigos, ah amigos! A morte nada respondia.

Será que a morte sabia que íamos comer o "Pão que o diabo amassou"? Porque que ela não leva as pessoas quando somente encerram seu curso natural? Sabe amigos, a morte é traiçoeira e calada. Ela não conversa com ninguém. Apenas escolhe a quem quer matar e pronto. Sabe um ser sem sentimento algum? A morte.

Então nosso pai nos abandonou. Foi isso mesmo. Nos abandonou. Não o condeno por isso. Ele ficou mais sofrido que nós. Papai não sabia lavar, cozer, varrer casa, lavar pratos e bundas de criança e trabalhar para o sustento ao mesmo tempo. Ele não conseguia fazer tudo isso sozinho. Coitado! Longe da pele dele quero estar. Eu diria que papai ficou louco, não aquele louco de se dizer OH! Como ele está louco! Vamos levar ao manicômio! Isso não. Mas, aquela loucura de não saber o que fazer da vida sem sua companheira. Hoje entendo meu velho.

Aí amigos, a vida continua e toda pimenta no dos outros é refresco no da gente. Enquanto o nosso ardia com a pimenta os dos outros se refrescavam.

Agora vou pular 7 histórias e contar somente uma das nove já que a outra história terminou.

Meus irmãos foram morar na CASA DOS OUTROS, nosso pai casou com outra e eu também fui morar na CASA DOS OUTROS.

CASA DOS OUTROS. Lembrem-se, amigos, deste substantivo cruel. É parecido com a morte.

Eu morei com meus avós, com tios, com amigos e com estranhos. Foi verdade! Mas, nunca me senti em casa. Sempre me sentia um intruso na casa alheia. Ora o nome já diz tudo. CASA DOS OUTROS. Se ao comer eu ficasse com fome tinha vergonha de pedir mais comida. Imaginava que aquela porção já era suvinada, então pedir mais, nem pensar nisso!

Tomar banho era, em algumas casas, um problema. Um dia alguém perguntou se vivia cagado por usar sabão de lavar roupa pra me limpar no banho todos os dias. Passava o dia trabalhando e o sabão pavão era meu shampoo e meu sabonete, mas mesmo assim era suvinado. Amigos, isso é CASA DOS OUTROS. Não importa se de avô, tios. Não. CASA DOS OUTROS é sempre CASA DOS OUTROS.

Se por acaso as pessoas da casa qualquer dia estivesse com a cara feia, mal-humorada, eu já pensava logo: pronto, não tá gostando de mim, tão diferente comigo. Aquele dia era o dia de angústia. Era o dia em que as glândulas lacrimais trabalhavam. MAMÃE. Pensava nela. No papai? Revoltado com ele, afinal mamãe não estava com a gente porque não podia, mas ele não. Era opção mesmo. Mas, mesmo assim, hoje entendo o meu velho.

Nunca me passava pela cabeça que aquela pessoa poderia estar com algum problema fosse de saúde, finanças, ou com o cônjuge. É, amigos, os cônjuges têm problemas e ficam mal-humorados com os outros. Aí eu julgava que eu era o intruso. O motivo da cara feia.

Se você nunca passou por isso CASA DOS OUTROS dê, mas dê muitas graças a Deus.

Acredito que a história dos meus irmãos não seja tão diferente da minha, afinal eles também estavam na CASA DOS OUTROS.

Hoje se precisar fazer a mesma coisa com algum infeliz que perdeu o pai e a mãe por morte ou abandono, eu o farei. Mas esse infeliz viverá na minha casa, mas para ele será sempre a CASA DOS OUTROS. Porque, amigos, por mais que a gente seja gentil e faça o melhor que puder, nunca convencerá o elemento de que ele ou ela está em casa. Claro que está em casa, mas na CASA DOS OUTROS, entende? Não, amigos, vocês não entendem. Salvo aqueles se souberem o significado deste substantivo. CASA DOS OUTROS.

Eu passei 13 anos na CASA DOS OUTROS. Aí um dia desses, que pode acontecer com qualquer pessoa, aconteceu comigo. Sabe, uma coisa espetacular me aconteceu! Você quer adivinhar? Não, você não será capaz dessa proeza. O inusitado aconteceu. Eu me casei! É, amigos! =D Santo Antonio, Santo Agostinho, São Bento, Santo Aleixo ou talvez o santo do meu nome, São Carlos Jaime, permitiram que eu me casasse. Mas, creio mesmo que foi Deus que assim quis :) .

Ah! Deus! Você observou que este personagem não aparece nesta história!? É. Não aparece! Deus é invisível, como poderia!? Mas, ele esteve nas entrelinhas das minhas poucas páginas borradas. Porque borradas? Eu não apagava o que estava sendo escrito nas minhas páginas. Não. Eu não tinha o poder de mudar o texto delas. Se tivesse teria apagado o dia 19 de junho de 1985 e escrito aquele dia diferente. Borradas porque as minhas lágrimas molhavam estas páginas e como as lágrimas são compostas de água e sais minerais, estes minerais corroíam as letras e as paginas ficaram borradas, mas dá pra lê-las mesmo assim. Acho que se você ainda está lendo isso é porque conseguiu ler através dos borrões.

Mas, este Deus invisível colocou cada pessoa na minha vida e no tempo certo. Verdade que era a CASA DOS OUTROS, mas, convenhamos. O Filho DEle nem CASA DOS OUTROS tinha pra ficar, mas isso é outra história contada por São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João. Não vou aqui, amigos escrever a Bíblia pra vocês.

Hoje eu agradeço a Deus por cada pessoa que ele escreveu nas páginas da minha vida. Meus avós maternos, meus tios José Abade e Eva, meus tios Margarida e Luiz Viana, meus tios Dionízia e Santos (Bahia), meus amigos Edson e Vasti (minha prima na Bahia), seu Antonio e dona Cosma em Fortaleza, seu Luiz a quem ajudei como ajudante da fábrica Estrela, (biscoitos e massas), Seu Zé Maria de Queiroz e dona Dlurdes e seus filhos Cleofas e Orlando, os amigos Elder e Elieder do seu Agostinho Alves dentre tantos outros, quase a metade do mundo Deus escreveu nas minhas páginas. Não sei como cabe, amigos, mas cabeu.

A todas as pessoas que Deus escolheu para me acolher eu só tenho a agradecer mesmo tendo vivido sempre na CASA DOS OUTROS. Eu não teria sobrevivido sem vocês. Espero, sinceramente, que isso pese positivamente na balança de Deus em favor de vocês.

Mas, amigos, há tantas coisas que a vida nos ensina e nos mostra. E fico a "debulhar" o cérebro tentando encontrar alguma célula que me faça entender a geração atual! Como os filhos de hoje, não todos, evidentemente, vivem no mundo desrespeitando as pessoas. As primeiras pessoas que desrespeitam são os pais. Começam com o desrespeito em casa. Desonram os pais, desobedecem aos pais, não ouvem os conselhos dos pais, ignoram os pais pra estas coisas. Para muitos filhos os pais estão apenas e tão somente para lhes sustentar na infância, na mocidade, quando adulto e para sempre. Ainda há aqueles que tramam contra os pais.

Era muito melhor que os pais tivessem usado uma camisinha para este ingrato não ultrapassar o óvulo da mãe e nascer uma coisa parecida com gente. Porque, amigos, filhos que desonram e desrespeitam os pais não são gente. São seres parecidos com gente.

Olha, amigos, não sei vocês, sei lá quando vocês nasceram, talvez eu esteja velho demais, sou do século passado, mas eu apanhei. Ah! Como apanhei. Corda de cabo era o instrumento preferido de mamãe e meu pai oscilava entre cordas e cipós. Mas, mesmo assim preferia minha mãe viva cuidando de mim e me dando uma surra por semana, porque cuidar de filhos também é dá uma surra. Uma surra consegue o que as palavras não conseguem.

Eu, às vezes, digo que ouvido de menino é na bunda. RSrsrsrsrs. Mas é. Nós só aprendemos a ouvir pelas orelhas quando os ouvidos saem da bunda para as orelhas. E isso é feito com uma palmada, uma lapada ou algo semelhante. Foi assim que eu fui ensinado. E sabe, amigos. Valeu a pena. Obrigado, papai, pelo favor que o senhor me fez quando me batia. Doeu, chorei, claro. Mas me moldou. Me endireitou. Mamãe, obrigado. Queria mesmo te abraçar de gratidão.

Porque aquelas lapadas me ensinaram coisas superiores às palavras que ouvi.

Mas, amigos, Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. ( Salmos 127:3. Imagina aquela menina que matou os pais e que por isso, hoje é protegida e funcionária federal.

Como pode ser a herança do Senhor? Pra matar os pais? Não, irmãos. Creio que aqueles pais esqueceram de aplicar algumas lapadas no tempo certo.

Mas, Deus ainda diz: no quinto mandamento da Bíblia: (Êxodo 20:12) é sobre os pais: Êxodo 20:12 “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

E outra vez diz o Senhor em provérbios 1: 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. 9 Porque eles serão uma grinalda de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço.

Porque, seu filho de uma... se você não honrar teus pais os teus dias serão cortados.

Deuteronômio 21:18-21.

É, amigos, as coisas mudam. Mas, isso é outra história, ninguém aguenta tanto texto afinal, amigos, nem gostamos mesmo de ler!

Carlos Jaime. 29/11/2013

CARLOS JAIME
Enviado por CARLOS JAIME em 28/08/2014
Código do texto: T4940892
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.