B E I Ç U D O ! - texto reeditado

Com a cara besuntada de espuma de barbear,olho-me no espelho e o relógio do tempo gira frenético no sentido contrário me arremessando numa época muito distante.

Fazia frio.Devia ser maio ou junho,talvez. Não havia geado naquela manhã e uma neblina densa à tudo envolvia.Vó Maria convocara a netarada e,em sua companhia,já havíamos nos embrenhado na mata em busca de “grimpas” para cobrir canteiros de alface no quintal.

“Grimpas”,à quem desconhece,são folhas de araucárias muito espinhosas e,por esta razão,é necessário cata-las ainda orvalhadas. Caso contrário , é muito difícil carregá-las.

A compensação à àquele nosso “esforço concentrado” seria a sapecada de pinhões que faríamos na mata antes do regresso.

Como de costume,tudo foi muito animado.O fogo,a sapecada,os pinhões assados aquecendo as mãos...

De posse de um machadinho de carpinteiro,e sem noção de estar cometendo um crime ambiental, fui entalhando no tronco de um pinheiro o desenho de uma figura humana.

Cuidadosamente recortei os olhos,sobrancelhas,nariz e fui generoso ao fazer os contornos da boca .

Tudo pronto,apresentei minha obra de arte à posteridade provocando risos,elogios e até alguns comentários desabonadores.

Vó Maria, à tudo observava calada.Insisti em conhecer sua opinião sobre o trabalho.

Com aquêle seu jeitão matuto,curta e grossa, foi ela me dizendo:

_Interessante, e...”beiçudo feito você”.

É claro que a galera caiu na risada e eu,nem preciso dizer onde caí.

Meio sem chão,argumentei:

_Beiçudo,eu?...Vó!

Tendo se dado conta do estrago que havia feito,a bondosa (?) senhora abraçou-me e afagando –me a cabeça,acrescentou:

_Beiçuuuudo,beiçuuuudo...Não.És só um “beiçudinho”...E o preferido da vovó.

Lisongeado,sorri junto aos demais que também acharam aquilo engraçado.

Agora ,diante do espelho, observando com cuidado a abundância de carne estocada um pouco abaixo de meu nariz,lembro-me do rosto esculpido naquele pinheiro , que nem mais existe ,e rendo-me à constatação de dona Maria:

_Que beiço!

Pena ela não mais esteja por aqui para consolar-me aduladamente :

_Continuas sendo o " beiçudinho" preferido da vovó!