*Projeto virando Business Case*

O projeto de implantação de novo produto do qual participo na empresa em que trabalho está se tornando uma espécie de "Business Case" de aprendizado em gestão de projetos, a ser apresentado em um Seminário de Gestão de Projetos promovido pelo PMI-RS (Project Management Institute - Chapter Rio Grande do Sul).

Pelo fato de ter sido implantado em uma empresa pública um produto operacionalizado por meio de uma parceria tecnológica entre empresas, essa complexidade tem talvez o potencial de servir como exemplo para outras empresas que empreendam uma tarefa semelhante.

Com base em dados do PMI, apresentados no manual PMBOK de 2008 (quarta edição), uma motivação para o relato da experiência é que, "para a eficiência e a qualidade da implantação de um novo produto em uma empresa que faz uso intensivo de tecnologia de informação, é necessário que as ações, equipes, comunicações e prazos relativos a essa implantação sejam gerenciados como um projeto".

Foi escrito então um artigo cujo objetivo foi apresentar a experiência do projeto de implantação do produto Cartão BNDES em uma empresa pública do setor financeiro. O Estudo de Caso foi o método de pesquisa adotado e permitiu a análise intensiva desta situação particular da prática cotidiana, utilizando coleta de dados por questionários de avaliação do projeto, consulta documental e observação participante, além de entrevistas confirmatórias, e utilizando como fundamento de análise as nove dimensões da gestão de projetos (também conceitualizadas no PMBOK).

Os resultados da avaliação do projeto evidenciaram qualidade preponderantemente positiva nos itens Escopo, Custo, Pessoas e Comunicação, e amplas variações nos itens Qualidade, Prazo, Riscos e Aquisições. Os resultados da pesquisa também demonstraram a necessidade de maior maturidade dos processos gerenciais no trabalho com empresas parceiras, quanto ao domínio do processo de desenvolvimento de produtos, quanto à gestão de contratos de prestação de serviços, e também quanto à competência na utilização das técnicas e tecnologias de gestão de projetos.

Como resultados positivos da investigação, foram confirmados alguns apontamentos da literatura acadêmica e gerencial desta área do conhecimento, destacando-se o aprendizado dos benefícios da organização dos processos de trabalho na forma de Projeto, com a alocação de equipes de dedicação exclusiva, e com o apoio do patrocinador, para a realização dos objetivos de implantação de novos produtos.

Desse modo, com um breve artigo científico de relato da experiência de aprendizado em gestão de projetos, o projetinho começou a virar um "business case". :)