Quem é seu Deus?

Quem é seu Deus?

Jorge Linhaça

Ouço muitas pessoas dizerem que creem em Deus, que ele nos ama e nos abençoa, e isso é verdade, no entanto, essas mesmas pessoas, quando desafiadas a realizar a executar alguma tarefa que lhes pareça difícil ou inconveniente, logo alegam que a tarefa é impossível, que não adianta se esforçar porque existem motivos culturais ou locais para que não se possa obter êxito diante desses desafios. Claro que as tarefas se tornam impossíveis para quem conta apenas com seus próprios esforços, quem só vê a si mesmo como executor da tarefa, e esse é o maior erro que podemos cometer. Somos apenas ferramentas nas mãos de Deus e não os responsáveis maiores pela realização do que nos parece impossível.

Eu fico imaginando quem é o Deus que as pessoas dizem adorar e seguir, mas, no qual não depositam sua confiança. A fé não pode ser apenas uma palavra bonitinha que significa acreditar naquilo que não vemos, mas, sabemos que existe. A fé deve ser uma força motora para realizações além de nossas forças ou limites.

Conta-se de dois homens tementes a Deus, fazendeiros, que morando numa região que passava por um longo período de estiagem, oraram a Deus para que chovesse. No entanto apenas um deles saiu para preparar o campo para a chegada da chuva. Qual desses fazendeiros representa a nossa atitude diante de Deus?

Eu não sei a que Deus cada um de vocês segue, ou que limites cada um quer impor a Deus dizendo que ele não pode fazer isto ou aquilo, mas eu sei quem é o Deus a quem sigo:

É o Deus de Abrahão, Isaque e Jacó; É o Deus que fortaleceu Davi para enfrentar e derrotar Golias, é o mesmo Deus de José, que de escravo passou a Governador do Egito; é o mesmo Deus que usou Moisés para libertar o seu povo da escravidão e abrir o Mar Vermelho; é mesmo Deus que derrubou as muralhas de Jericó com o som das trombetas, é o mesmo Deus de Elias e Eliseu; é o mesmo Deus que é capaz de transformar vidas da água para o vinho.

É o mesmo Deus que guiou a mim e outros milhares de missionários para encontrar pessoas que precisavam ouvir suas palavras para aceitarem o evangelho, é o mesmo Deus que cura as enfermidades físicas e espirituais usando os homens como instrumentos de sua vontade, quando estes exercem a sua fé acompanhada de obras. Imaginem Noé dizendo a Deus que acreditava no dilúvio, mas sem mexem uma palha para construir a arca.

O meu Deus é um Deus de milagres, é um Deus de força, é um Deus que não desiste de seus filhos mesmo que seus filhos desistam dele. O meu Deus não é apenas um conceito abstrato, o meu Deus é real, tão real quanto eu ou você, e, se Deus não faz todas as coisas por si mesmo, não é porque não tenha tempo ou poder para isso, assim como um pai que permite aos seus filhos que o ajudem em alguma tarefa, por menos perfeita que ela seja realizada, o permite para que seus filhos aprendam a acreditar em si mesmos, para que todos tenham a oportunidade de desfrutar da alegria do dever cumprido. Se ele nos chama para qualquer tarefa é porque nos quer dar a oportunidade de crescermos linha por linha e preceito por preceito, e para que aprendamos a confiar nele, dando o melhor de nós e esperando que ele complete aquilo que nos faltar. Esse é meu Deus, qual é o seu???