O BARULHO DE CADA DIA

Viver em sociedade tem os seus benefícios, que são muitos. O isolamento chega a ser impensável nos dias de hoje. Precisamos uns dos outros. Tanto é verdade que certas pesquisas científicas concluíram que as pessoas que têm amigos e fortes laços familiares gozam de mais saúde e vivem uma vida mais longa. Conversar, rir, abraçar e compartilhar são portanto atividades que muito contribuem para a felicidade humana.

Mas conviver é uma arte. Pessoas que se aproximam fisicamente podem divergir na questão de caráter, ideias e gostos pessoais. Cada qual tem a sua vida e nem todos aceitam intromissões no seu universo particular. Há pessoas que convivem, que se aturam, e mesmo que não se suportam. Mas precisam conviver por falta de outra opção.

O gosto de um pode ser o desgosto do outro. A maneira de alguém agir pode incitar o rancor de seu vizinho. É comum as pessoas darem mais valor aos seus direitos do que aos direitos dos outros.

Brigas de vizinhos geralmente ocorrem por causa de barulho. Causadores de barulho nunca se incomodam com o próprio barulho que fazem. E esse tipo de incômodo tem as origens mais diversas.

Barulhos que tiram o sono é os que são os mais graves. Conversas, brigas, músicas de som alto, gatos brigando, cachorros latindo. Aturar tudo isso não é fácil para quem gosta de sossego.

Tem gente que ronca, não tem culpa, mas incomoda. Mulheres que caminham de salto alto no andar de cima, andam pra cá e pra lá pensando que estão nas nuvens. Tem pai que dá um apito para o moleque ficar enchendo o saco de todos os demais.

Ruas de pouco movimento deveriam ser as mais sossegadas. Mas são essas mesmas que os motoqueiros escolhem para fazerem seus treinos até mesmo de noite. E os rachas de carros é outro problema que nem a polícia resolve.

Qual é o barulho que mais incomoda você? Talvez você tenha um sangue frio e não se incomoda com nada. Pode ter a sorte de não sofrer com nenhum tipo de ruído. Mas enquanto existir ar neste planeta, os barulhos persistirão, incomodando a muitos e causando prazer àqueles que os provocam. Não é fácil conviver quando se quer sossego e privacidade.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 06/09/2014
Código do texto: T4951959
Classificação de conteúdo: seguro