Brasil, quem te viu e quem te vê...

A propósito, é 7 de Setembro, dia de saudar nossa Pátria, dia de festejar nossa história e reconhecer as conquistas históricas que o povo brasileiro tem construído nos últimos anos, então continuando a pensar sobre como esse país mudou, segue a reflexão... 
 
Você sabia que no governo FHC com o Salário Mínimo era possível comprar 1 (uma) cesta básica e hoje com o Salário Mínimo é possível adquirir 2,5 cestas básicas?
Você lembra que até bem pouco tempo pobre não entrava em aeroporto? 
Hoje os aeroportos parecem rodoviárias, há tanta gente circulando por lá que isso até incomoda a elite... Aliás, os lanches oferecidos nas viagens, eram de espumante à queijos importados, a qualidade dos serviços de bordo hoje são populares e nada requintados, afinal é para pobre... 

Mas, isso não é nada relevante, considerando o preço do feijão, do arroz e do frango na era FHC, você lembra? Talvez fosse interessante, buscar na memória, só para contribuir, um pacote de arroz de 5 Kg custava em torno de R$ 18,00, hoje paga-se R$ 12,00 e reclama-se que está caro. Tem que reclamar mesmo, afinal, queremos que a economia se estabilize, que é o que a Dilma vem fazendo, andando na contra-mão da economia internacional, pois enquanto na Europa os trabalhadores lutam contra o desemprego, o Brasil cada vez emprega mais mão de obra em todos os segmentos da sociedade...

Pois é, mas parece que nós brasileiros e brasileiras, nos acostumamos a nos vitimar... e, infelizmente, a grande maioria permanece à mercê da opinião do "Partido da Mídia Privatizada Nacional" - PMPN - que muito pouco, ou quase nada divulga sobre os verdadeiros avanços da última década, sejam eles na área social, econômica, cultural ou educacional. Nos desafiemos então, façamos um exercício, uma breve pesquisa somente entre as pessoas próximas de nós, um levantamento bem simples: quantos construíram suas casas na última década? Quantos adquiriram seu primeiro automóvel nesse período? Quantos estão na universidade com financiamento? Enfim, quantos têm melhorado sua condição de vida? Observe também o centro da cidade, você vê crianças pedintes na rua? Para onde foram essas crianças? Acaso não estariam estas entre os 40 milhões de pessoas que saíram da linha de miséria ou ascenderam para a classe média? Então, é mais fácil falar pejorativamente sobre Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Luz para todos, quando não temos falta de oportunidades como outros brasileiros/as... E, especialmente, quando nos deixamos contaminar pelas falsas e tendenciosas informações dos Meios de Comunicação Social - MCS.
   
Ontem, já não se estranha mais, primeiro os tele jornais fizeram uma choradeira em torno dos índices da inflação, você lembra quais eram os índices com FHC? Pois é, estamos todos um tanto desmemorizados, mas por fim, no último bloco falou-se sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), sem fazer qualquer menção de que o Rio Grande do Sul por exemplo, teve o maior índice desde que este sistema avaliativo teve início em 2005. E daí, você viu algum alarde na mídia? Não, você não viu, mas quando tivemos certas resistências às mudanças propostas na reestruturação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, aí até as sucursais do 'interior do interior' estavam a postos para fazer a cobertura, onde eles estão agora para publicizar os resultados positivos? Alguma dúvida de que a mídia é um partido político e tem seus representantes oficiais?

Imaginem a Rede Globo dando ampla divulgação à política salarial que o Rio Grande Do Sul desenvolveu no governo Tarso? Você sabia que o Magistério Público teve o maior reajuste de todos os tempos, por exemplo? Alguém ouviu ou viu a RBS divulgar que até novembro/2014, teremos 76.68% de aumento salarial e, descontada a inflação do período, o aumento real será de 50%? Afora, isso tivemos avanços significativos em nosso Plano de Carreira com promoções que cheiravam a mofo desde os idos 2005, com amplo incentivo e recursos para a Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação...
Voltando ao cenário nacional, você vê os MCS divulgarem a respeito dos brasileiros e brasileiras (muitos filhos da elite inclusive) que estão indo para o exterior fazer mestrado e doutorado com recursos federais? Sobre o número de filhos de trabalhadores ingressando na Universidade, graças às políticas de educação, seja Ciências sem Fronteiras, PROUNI, FIES, SISU, ENEM, Escolas Técnicas, PRONATEC e, na Educação Básica: Ensino Médio Inovador, Mais Educação, Mais Cultura, PNEM, PNAIC... 

Por hora fico por aqui, é muito exaustivo ficar rememorando e apontando o óbvio... Não concordo, acho discriminatório o dito popular 'o pior cego é aquele que não quer ver', mas a despeito disso, pergunto: como denominar aquele que vê, usufrui do que vê e, ainda assim, nega e finge que não vê?
Nesse 7 Setembro é dia de nossa Pátria sim, visto que a Pátria somos nós, é dia de reafirmarmos que queremos uma Pátria livre! Especialmente, livre da exclusão, livre do preconceito, livre da dominação e livre das injustiças! 
Feliz Dia da Pátria para todos os brasileiros e brasileiras que lutam por igualdade, justiça e vida digna para todos e todas! 
Feliz 7 de Setembro: viva o Brasil, viva os brasileiros e brasileiras!
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 07/09/2014
Reeditado em 07/09/2014
Código do texto: T4952300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.