Minha Pátria - Releitura

Minha Pátria.

Trago guardado, em minha memória, a alegria trazida pelo feriado de sete de setembro.

Independência do Brasil!

Desfile militar.

Em minha infância, esta era uma data festiva que deveria ser comemorada.

Meu avô, um velho português, transformara esta data em um evento imperdível! Que fazia a alegria e o orgulho de ser brasileira, brotar cedo em meu coração de criança.

Não podíamos perder a Parada de Sete de Setembro na Avenida Presidente Vargas, o Rio de Janeiro era, na época, a capital do país. Aplaudíamos o Presidente da República que, ao desfilar em carro aberto, acenava para todos. Em seguida, passava a Polícia Militar, Aeronáutica e Marinha. Com garbo desfilavam os Fuzileiros Navais, os Dragões da Independência em seus belos cavalos brancos, Colégio Militar, Agulhas Negras com seus galantes cadetes, os ex-pracinhas que haviam lutado na segunda guerra, e finalmente o armamento bélico e as aeronaves.

Como não havia arquibancada, meu avô alugava, com os moleques que aproveitavam a ocasião para ganhar algum trocado, caixotes onde eu subia e ficava exultante, tremulando com orgulho minha bandeirinha de papel, símbolo de minha pátria.

Ainda hoje, mesmo com as decepções e desencantos por ver tantos brasileiros desonrarem este símbolo, com desonestidade e falcatruas, sinto que minha bandeira permanece integra em meu coração.

Agradeço a meu avô que, a seu jeito, ensinou-me a amar o Brasil e a acreditar em meu povo.

Lisyt

(...)Pátria minha... A minha pátria não é florão, nem ostenta

Lábaro não; a minha pátria é desolação

De caminhos, a minha pátria é terra sedenta

E praia branca; a minha pátria é o grande rio secular

Que bebe nuvem, come terra

E urina mar.(..)

(...)Não te direi o nome, pátria minha

Teu nome é pátria amada, é patriazinha

Não rima com mãe gentil

Vives em mim como uma filha, que és

Uma ilha de ternura: a Ilha

Brasil, talvez.(...)

( "Pátria Minha" Vinícius de Moraes)

Lisyt

Lisyt
Enviado por Lisyt em 07/09/2014
Código do texto: T4952669
Classificação de conteúdo: seguro