Descansa em paz

Creio que o significado da frase acima que por muitas vezes é pronunciada quando alguém se depara com a perda de um ente querido, de um amigo ou de um conhecido, não representa o que realmente acontece depois que a pessoa morre.

Já presenciei situações daqueles que vivem seus últimos anos de forma dolorosa, repleta de sofrimento, e então, logo após o desenlace, tal frase é dita por alguém para também afirmar que a partir daquele instante o indivíduo parou de sofrer! Essa é uma das formas que os amigos e parentes, quando consternados por uma perda física, exprimem seus momentos de dor: pronunciam essas três palavras que servem muito mais para o corpo sem vida que aqui ficou.

Como a morte não existe tal frase não tem sentido. Há situações que o recém desencarnado é acolhido em um hospital espiritual para um tratamento energético e por lá fica por variado período de tempo. Há outras em que a pessoa está mais esclarecida e desperta em uma morada de luz sendo muitas vezes acolhida por parentes que daqui partiram há mais tempo. Há outras em que a pessoa se vê em regiões obscuras repletas de seres horrendos por ter vivido uma vida rodeada de vícios, crimes e faltas graves. Daria para eu escrever outro livro contando as inúmeras formas de como os que aqui morrem surgem do lado de lá.

O fato é que a frase "Descansa em paz" cabe somente ao corpo que morreu. O mundo espiritual é dinâmico e o trabalho é o princípio básico para a evolução. Após um período de refazimento, o "recém-chegado" ao mundo dos espíritos terá inúmeras atividades, pois a estrutura que existe do lado lá, com suas moradas, ministérios, hospitais, escolas, planetas e galáxias, é muito mais complexa do que nós podemos imaginar... Claro que também há períodos de descanso nesse mundo, porém não no sentido que a tal frase nos exprime!

E respeitando aqueles com crenças diferenciadas e também aqueles respaldados pelo ponto de vista científico que enxergam o universo pela Teoria da Evolução, digo que a frase é muito bela e possui uma pequena grande palavra que o mundo deveria buscar!