VÊNUS

Tem um livro cujo título é "Yargo", onde a heroína, em determinado momento, vai parar em Vênus que, segundo a descrição da autora, é coberto por nuvens densas e habitado por abelhões que um dia já foram humanos. A estória é simplista, mas empolga, especialmente a alguém que, como eu, é aficionada por astronomia. Desde criança já me encantava olhar o céu à noite e sempre li tudo o que me caiu às mãos, que tivesse relação com o assunto.
Estórias à parte, a tecnologia vai nos fornecendo sempre novos fatos sobre essa imensidão que nos rodeia. Por muito tempo imaginou-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, pois ambos se assemelham em tamanho, massa e composição, embora para a formação e existência de vidas sejam diferentes.
Um fato curioso é que o dia em Vênus é maior que o ano. O planeta leva 224 dias e 17 horas em sua translação ao redor do Sol, enquanto que a rotação do seu próprio eixo demora 243 dias. Do nascer ao pôr-do-sol são quase 116 dias terrestres! Imagino o que é ficar com o sol na cara durante todo esse tempo! Outra curiosidade é que Vênus gira em sentido contrário a dos outros planetas do Sistema Solar. O que significa dizer que por lá o Sol nasce no oeste e se põe no leste.
Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, porque sua atmosfera contém muito gás carbônico e isso ocasiona um grande efeito estufa, com temperaturas que chegam aos 480ºC. Lá nós estaríamos fritos, literalmente! Se existiram oceanos, com certeza toda a água da superfície acabou desaparecendo.
Depois da Lua, Vênus, que também é conhecido como "estrela d'alva", é o objeto mais luminoso no céu e pode ser visto a olho nu, quatro horas antes do Sol nascer ou quatro horas depois do pôr-do-Sol.
Entre a história e a estória, com esse calorão todo, é bem possível que existam abelhões por lá... Eu, heim!
                                                                                                                                   Giustina

(imagens Google) Fontes:
Brasil Escola
Universitário Astronomia
Giustina
Enviado por Giustina em 10/09/2014
Reeditado em 10/09/2014
Código do texto: T4956195
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.