Voltando a Portugal

Em minhas andanças por Portugal, tive momentos de grande alegria, momentos que eu queria que se eternizassem. O prazer que a minha pena julga indescritível de ver belas paisagens, exuberante jardins bem cuidados, de saborear frutos especiais, como cerejas, peras e uvas, de participar de ótimas refeições e de desfrutar da companhia de minha irmã, primas e amigas.

Quero realçar dois momentos que para mim foram o ápice de minha felicidade, com os quais eu já sonhava ao decidir voltar à terra lusa.

Estávamos em Lisboa e, concluído o “city tour”, visitando a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o Monumento dos Descobrimentos, o Castelo de São Jorge, fomos ao Chiado tirar uma foto ao lado da escultura de Fernando Pessoa, que indiferente à nossa admiração, fica disponível para todos em frente ao café emblemático “A Brazileira”, fundado em 19 de Novembro de 1905, situado na Rua Garrett, n.º 120.

No outro dia, fomos a Sintra, um lugar de encantos. Meu coração seguia saltitante e ansioso para encontrar a amiga do Recanto das Letras, até então virtual, a escritora Susana Custódio. Ao chegar à Praça principal, olho ao redor, procurando-a. Ela também estava de olhos espertos me aguardando. Foi aquela corrida para o encontro e o abraço apertado, caloroso! Junto dela estava o escritor e poeta, o grande sonetista Eugênio de Sá. O tempo judiou de mim, pois voou como um relâmpago. Mesmo assim usufruimos bem daquele instante. Trocamos presentes. Trouxe dois livros da autora e deixei-lhe alguns mimos confeccionados no Bazar da Vovó. A guia turística já chamava para voltar a Lisboa. Susana e Eugênio prometeram vir a Divinópolis. Já estamos bolando um belo sarau para esperá-los.

Saindo de Lisboa, fomos rumo ao norte. Estivemos na linda Óbidos, no formoso Mosteiro de Batalha, na mística Fátima, em Coimbra onde pernoitamos. Cedinho, visitamos a deslumbrante Biblioteca da Universidade e seguimos a viagem com uma pequena parada em Barcelos para umas “comprinhas”, como nos dizia a encantadora guia Helena. Depois do almoço, em Braga, fomos para Guimarães, onde nos hospedamos. Após o café da manhã, continuamos a viagem através da bela região do Minho. Chegamos a Santiago de Compostela, visitamos a milenar Basílica que estava repleta de peregrinos.

Nesta volta a Portugal, conhecemos Valença, cidade toda fortificada e haja mala para guardar as “comprinhas”!

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 14/09/2014
Código do texto: T4961882
Classificação de conteúdo: seguro