Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2014 foi um evento muito esperado pelos brasileiros, onde desde cedo começaram a investir em seus melhores negócios. Foi maravilhoso ver as pessoas realizando o sonho de ver uma Copa do Mundo em seu país, seja no estádio ou em casa; a alegria e emoção contagiante do público ao cantar o hino nacional com tanto orgulho e ver os jogadores representando nosso país.

O Brasil pôde extrair muitos pontos favoráveis deste grande evento, houve um grande aumento no turismo, hotelaria, transporte, entre muitos fatores; estes geraram um considerável aumento na oportunidade de emprego para os brasileiros apesar de, muitas vezes, ser por pouco tempo pôde ajudar muitas famílias. Além disso, o Brasil teve a chance de mostrar sua grandiosa beleza e cultura para pessoas de diferentes locais do mundo, deixando assim uma boa imagem para os turistas.

É bom ver o nosso país crescendo cada vez mais, em diversos locais e diferentes formas, porém a Copa no Brasil, infelizmente, não gerou somente bons aspectos para o nosso povo, e sim, causou muitos problemas em várias áreas onde temos situações precárias como na saúde, moradia e educação.

Para organizar uma Copa do Mundo foram utilizados bilhões de reais, principalmente para a construção e reforma dos estádios onde aconteceram os jogos, dinheiro que poderia ser investido na nossa saúde pública-algo que temos lutado diariamente para que consigamos sair dessa situação lamentável-e na educação por exemplo. Esse grande gasto afetou uma boa parte da população, e assim, geraram protestos em diversas partes do país afim de que as autoridades possam ver as consequências de um evento dessa estrutura, não só na saúde, educação e moradia, mas também na segurança, pois com o grande número de turistas houve um grande aumento no número de assaltos e furtos, assim como o caos no transporte das cidades.

Acredito que todo este abalo na estrutura financeira do Brasil foi iniciado com a garantia de que iríamos ganhar a Copa do Mundo de 2014, deixando assim, uma imagem muito bonita do nosso país e tendo um retorno considerável para repor os gastos; contudo não foi o que aconteceu e estamos encarando as consequências disso, não só pela vergonha que sentimos em perder de forma tão cruel no nosso próprio país, mas por ter gerado problemas em diversas áreas onde vamos ter de encarar futuramente, sendo que poderia ser de outra forma.

A Copa do Mundo nos trouxe muitas coisas boas, mas também coisas ruins, o que espero que seja diferente quando tivermos outra oportunidade de ver outra Copa do Mundo em nosso país. Espero poder ver uma Copa do Mundo no Brasil novamente, porém de outra forma.

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, sob a orientação do Prof.Esp. Flávio dos Santos.

Crônica é um gênero textual com característica predominantemente narrativa.

Segundo o minidicionário "Silvera Bueno" (2007, p.208), Crônica significa narração histórica por ordem cronológica; notícia comentada ou anedota em jornal.

FONTE

SILVERA, Bueno. "Minidicionário da Língua Portuguesa". 2.ª ed. São Paulo: FTD, 2007.