Voltando a Portugal II

Chegamos à cidade do Porto, fomos para o hotel. O telefone tocou e ouvi uma voz conhecida e amada: a Malu, combinando o nosso encontro.

O dia amanheceu bonito, tomamos o pequeno almoço, em seguida, o “city tour” na parte antiga da cidade, Patrimônio Mundial da Humanidade. Emocionados, entramos na Igreja da Lapa, para ver a urna onde vive o coração do Imperador D. Pedro I. Dentro daquele coração defendido, palpitavam as lembranças brasilienses.

A visita panorâmica abrangeu a Av. dos Aliados, Torre dos Clérigos, Av. da Boa Vista, Bairro da Foz, Ponte da Arrábida e Ponte de Dom Luís. Terminamos o passeio numa Cave de Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia, para degustação. Na verdade, degustamos o espírito de outro tempo.

Depois, o almoço no hotel. Descansamos um pouco. Chegou a hora de rever a grande amiga Malu e seu esposo Miguel.

Com um abraço forte e prolongado tentamos matar a saudade que nos incomodava, desde 2008, quando visitaram Minas. Que alegria em rever aquele casal carismático que continua enfeitando minha vida, com sinceridade e afeto fraternal.

Atravessamos a ponte em direção à Vila Nova de Gaia. Conhecemos uma capela construída num rochedo, a do Senhor da Pedra. Nesta “magnífica capela que mergulha pelo oceano” se realiza anualmente a típica romaria da Vila, no domingo da Santíssima Trindade e que se prolonga até a terça-feira seguinte. De modo que o lugar infunde veneração e respeito. Respirar o ar apenas espiritualiza a nossa alma.

Miguel e Malu falaram sobre a grande devoção das pessoas, das procissões e cerimônias ali celebradas. A capela barroca, de interior rococó, foi construída no século XVII. Ali à porta da capela as ondas iam e voltavam, aproximam-se e partem.

Miguel levou-nos a um restaurante no Porto para saborear o prato típico da região, "francesinha". A TV transmitia um jogo, percebi que as pessoas estavam atentas a cada movimento dos atletas do Futebol Clube do Porto, instituição com maior número de títulos do futebol português, sendo o único clube pentacampeão de futebol, duas vezes tetracampeão e detentor de cinco triplas.

O jogo continuava. Anoitecia. Nossos amigos nos levaram de volta ao Hotel.

Com o coração agradecido nos despedimos. Quando voltarei a rever meus amigos? Estaremos sempre a esperá-los. Vocês já sabem o caminho, como a gente costuma dizer.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 16/09/2014
Código do texto: T4964401
Classificação de conteúdo: seguro