SAUDADE!

Passo pela saudade, com olhos mansos, e sigo meus passos, as vezes sem rumo e sem direção, outras vezes compenetrada, prestando atenção em cada pedrisco que é tocado pelos meus pés. 
Minha estrada é longa, sigo devagar, sem pressa, porque assim tem sido a minha vida, uma vida de luta e de esperança. Esperança que carrego nos olhos e nos passos dados a cada dia. 

A saudade vai no peito, não me deixando esquecer, de onde vim, e porque aqui estou. A chuva cai no telhado, mostrando-me que a vida, é sempre renovada, e que a esperança tem que ser reforçada dia após dia, na busca incansável da realização e do encontro comigo mesma.

A noite chega, e com ela tantos pensamentos e sonhos, tantas ilusões e expectativas, afinal, é mais um dia que termina, um dia em tudo já é passado, e o passado faz parte da nossa história, são lembranças que ninguém conseguirá nos tirar. O passado é um livro aberto em nossa memória. Um livro escrito a nossa história de vida, com muitas páginas coloridas, pelas alegrias que vivemos, outras escritas em preto e branco, pelas dores que passamos.

Nossa história de vida, é como um barco, que navega em rios as vezes calmo e outras em desenfreada correnteza, em que somos o piloto deste barco, e que por mais pessoas que levamos na nossa embarcação, ou outras tantas que vamos agregando na nossa viagem, somente nós, é que somos os responsáveis por toda viagem. Ninguém mais é capaz de fazer esta viagem por nós, porque a beleza ou a tristeza vislumbrada pelos nossos olhos durante a viagem, será exclusivamente nossa, por mais que tenhamos influência de quem nos cerca.

O ser humano é um enigma. Somos infinitamente pequenos diante de tantos sentimentos que carregamos em nossa mente e que muitas vezes camuflamos, sob nossa carcaça. Tentamos diversas vezes, esconder tais sentimentos, seja de amor, ou de dor, ou seja de raiva, decepção, tristeza e saudade. Fazemos isso consciente, ou inconscientemente, para que as pessoas a nossa volta, não percebam, ou não nos julguem pela nossa fraqueza.

Mas, o que para alguns é considerado fraqueza, para outros é a forma mais difícil de se manter calado, diante de certos sentimentos que só cabe a quem os sente. Cabe a cada um, deixar transparecer esta fraqueza, porque somos humanos e nem sempre, conseguimos sermos fortes o tempo todo. As vezes, somos pegos de surpresa e literalmente somos abatidos, diante de certas punhaladas da vida, a que não conseguimos força e coragem para enfrentá-las, e assim, somo jogados ao rol dos fracos e oprimidos. Mas nossa fragilidade, não pode ser comparada com fraqueza, porque cada um sabe o fardo que carrega e as tristezas ou alegrias que leva no coração.

A saudade nos é salutar, porque só sentimos saudade, daquilo que nos foi bom, daquilo que veio somar em nossa vida. Ao contrário da saudade, as lembranças nem sempre são só boas, as vezes, as más caem como uma avalanche sobre nós, nos fazendo reviver na memória coisas que jamais desejaríamos relembrar.
Mas, viver é isso. É fazer da nossa história aqui na terra, uma história que nos faça se orgulhar de ser quem somos, e que nossa família, o bem maior que Deus nos deu, tenha boas lembranças e belas recordações, do que somos ou fomos nesta vida abençoada.
E que a saudade seja algo terno e belo na vida dos que passaram por nós.
A saudade é como passos na areia, podemos apagá-los, mas jamais esquecê-los!

Neusa Staut
Neusa Staut
Enviado por Neusa Staut em 21/09/2014
Código do texto: T4970481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.