O QUE ESPERAR DA UTOPIA?

UTOPIA. A palavra me apareceu diversas vezes hoje, enquanto dava continuidade a mais um dia de rotina. Em uma delas, UTOPIA estampava um folheto a respeito de uma festa antiga, de anos atrás, que um amigo usava para marcar a leitura de um livro. Abaixo da ilustração com cores sóbrias lia-se: realidade ou ilusão? O que era pra ser apenas um ato de bisbilhotar o livro alheio acabou me proporcionando o questionamento do título da crônica, o que esperar da utopia? Vivendo em uma sociedade que engana a si mesma diariamente, e consequentemente engana a todos a respeito de tudo, penso eu que buscar uma organização que agrade a imensa maioria em torno de um objetivo comum seja algo impossível, e quando digo impossível não estou me referindo a utopia, e sim a incapacidade de aceitarmos a coletividade dentro de características extremamente egoístas que é comum a nós, seres humanos racionais. Ao pensar em UTOPIA, pensei também na busca desesperada pela felicidade, que muitas vezes é uma felicidade baseada no conceito de felicidade do outro, o que pode ser preocupante, como por exemplo a pessoa que alcança tudo aquilo que acredita que é necessário para ser feliz e vive em depressão, reclamando de tudo como se não houvesse conquista nenhuma. As vitórias que por vezes valorizam mais o derrotado que o vencedor, ou as metas que ao serem atingidas não são suficientes, o que causará a transformação de números em mera competição. Pode ser que a única coisa que podemos esperar da utopia, seja o sonho individual, mas pode ser também, que eu apenas não seja o sonhador que o garoto de Liverpool cantou tão bem em sua extraordinária canção.