PAÍS INSANO

PAÍS INSANO

"(...) o atual governador responde a um inquérito

no STJ - Superior Tribunal de Justiça, acusado

de CORRUPÇÃO pelo MPF - Ministério Público

Federal e que tramita HÁ 12 ANOS, sem data

para julgamento."

(in DIÁRIO DO PARÁ, Belém, 13/07/2014)

"Dos R$ 16,5 milhões, R$ 4 milhões teriam

abastecido o CAIXA 2 da campanha eleitoral

(de 2002) (...). Os outros R$ 12,5 milhões

teriam sido pagos (...) a título de PROPINA".

(outro trecho da reportagem sobre "fortunas")

Fico me perguntando que tipo de contrato faz o Governo Federal com essa empresa de "marketing" que trata das questões ligadas às eleições. Depois da "baianada" indigesta protagonizada por 4 ou 5 artistas de Salvador, agora nos torturam com esse "sofisma" barato de que os candidatos devem ter todos chances iguais durante o horário político e ninguém deve usar seu poderio econômico "para levar vantagem" no pleito, inclusive fazendo uso da "máquina" oficial.

Não me façam rir... o próprio TSE -- "pai" despudorado da cínica propaganda -- DOA nosso dinheiro, suor de um povo inteiro, como VERBA DE CAMPANHA para todos os Partidos, não em valores iguais, mas de acordo com o "tamanho" do Partido. Isso não é FAZER USO da máquina estatal?

Porque o TSE -- êle próprio metido num "imbróglio" recente de supersalários de CEM MIL reais -- não se cala, não "se exclui", ao invés de "torrar" nosso dinheiro nesse "teatrinho" ridículo, feito apenas para ludibriar o populacho que só lê a seção de esportes e de crimes (ou fofocas) dos Jornais ?!

É de DOER no coração mais valente o "esquete" cretino que joga nas nossas costas A CULPA por se votar num candidato "com ficha suja". Como uma população de assalariados que não podem comprar jornal vai saber que o "ex-bicheiro" senador só não "borrou" a sua Ficha graças a um "acordo interno" feito dentro da AL (ou ALEPA) para "se esquecer" suas "trapalhadas", realizadas usando a influência que tinha no DETRAN ? Mas não foi êle presidente da mesma AL e que -- eliminando as senhas pessoais dos funcionários -- "facilitou" desfalque milionário, a partir de dezenas de contas fantasmas ?

Não me lembro de ter visto antes uma Eleição com tantos candidatos "bronqueados" com a Justiça ou com pendências legais QUE OS IMPEDIRIAM, se os MPs disso e daquilo e os Tribunais "que não tribunam" agissem com rapidez e competência. Todavia, é mais fácil culpar o eleitor... A CULPA É SUA, TSE, que não se moveu até hoje para "dar um basta" nessa esperteza torpe !

Se o candidato ou o político (a ser reeleito) tiver o menor problema jurídico deveria ser IMPEDIDO de se inscrever ATÉ QUE SEUS ATOS fossem julgados. Com a Justiça que temos -- isso quando a temos! -- cega, surda, muda, entrevada e por vezes tendenciosa, os processos levariam 10, 15, 20 ANOS para serem julgados e nós estaríamos livres desses "fichas sujas" pelo resto de nossas vidas.

Entretanto, não é o que acontece... pelo menos por estas bandas! O "Dedé" teria "se apossado" de 4 ou 40 MILHÕES de reais de uma estatal ligada aos portos e docas. Nada lhe sucedeu até agora e posa, com o filho deputado de sorriso amarelo, nos cartazes de sua nova candidatura. "Dodô" está num paraíso... teria saído de seu mandato como prefeito de Altamira -- entre 2001 e 2004, suponho -- com 40 ou 44 processos por má administração, segundo um jornal de Belém. Nada o impediu de voltar deputado e até presidente dessa AL de tantas "surpresas"... em 2009 surgem os primeiros indícios de seus "desmandos". Mais uma vez NADA o impede, em 2012, de candidatar-se a prefeito da mesma cidade, apesar das acusações (e não apenas suspeitas) de desvio de verbas da AL entre 82 e 110 MILHÕES de reais. Como eu não canso de dizer, "para a Política sempre haverá dinheiro"!

Agora, INTIMADO a comparecer numa audiência do MP local, com ar juvenil declinou do "convite" alegando "ter outro compromisso" naquela data. Um mortal comum iria algemado à convocação, com essa polícia eternamente à serviço do Estado e não do que é JUSTO ou correto em cada situação. Em breve lá vem o sonso TSE convocar "novas eleições" no município, querendo cobrar da cidade as despesas do pleito.

A CULPA É SUA, brasileiro, por ter órgãos estatais tão incompetentes... ou ineficientes. E isso se repete em 1200 municípios, segundo reportagem dominical no "Fantástico", da TV GLOBO.

Já o "DUDU" -- que com documento FALSO de médico "clinicava" na área da Oftalmologia -- não só virou prefeito, apesar desse "impedimento legal", como saiu acusado de lesar os cofres da Cidade em 73 MILHÕES de reais. Enquanto os Tribunais e os MPs SILENCIAM, êle está mais candidato do que nunca. "Madame Juju" é outro espanto: deputada e senadora sem trabalho algum -- e TRABALHO não combina mesmo com Política! -- a moçoila virou Governadora apenas por ser petista ou remista, não tenho outra "explicação". Saiu de um (des)Governo pífio com a suspeita de emissão de R$ 77 MILHÕES de reais em notas fiscais frias, "geminadas", clonadas, isso em 2010. Como CASTIGO, recebeu cargo de diretoria em estatal discreta e eis que surge, agora, com a cara "mais lavada" do mundo, candidatíssima.

Diga-me, TSE, como A CULPA é do eleitor se tantos ladinos e finórios estão flanando por aí enquanto TCMs e o TCE "dormem o sono dos justos" e os MPs todos "jogam confete" para a Imprensa, fingindo procurar culpados desde os tempos do... do "João da Silva", em 1983?

Não vi o coração valente de "Madame Dilma" manifestar-se quando a Petrobrás "perdeu" bisonhamente uma refinaria inteira para o caudilho da vizinha Bolívia! Fico a procurar o CORAÇÃO da valente ex-guerrilheira, quando ela aparece na minha TV para dizer que SÓ NO ANO QUE VEM vai providenciar uma maneira de AGILIZAR o atendimento na área da Saúde. Por acaso os médicos cubanos vieram aqui "fazer turismo"? Querida, minha gastrite eterna me obriga a visitar hospitais públicos (a contragosto) a cada ano e meio... e o atendimento é exatamente o mesmo, a mesma demora, a mesma falta de remédios gratuitos. Pior: o ex-prefeito desativou o posto de emergência próximo à minha casa, após AMPLIÁ-LO -- é a mais pura verdade! -- e, agora, os 4 ou 5 conjuntos habitacionais têm que ir todos para a mesma UPA, no início do bairro, longe de tudo, doentes de urgência sendo levados de moto ou bicicleta DE MADRUGADA, ou de ônibus coletivo, durante o dia. No meu caso, tive que implorar VALE-TRANSPORTE para desconhecidos, porque sem carteira de identidade não consigo tirar o PASSE LIVRE para idosos. Uma Polícia Civil INEPTA me "sugere" viajar do Pará pro Rio de Janeiro se quizer mesmo obter a SEGUNDA VIA do meu RG. Pobre país do futuro, triste Nação anã em tantos aspectos.

Senhora Presidente, apesar dessa ridícula propaganda oficial, mostre-nos a VALENTIA do seu coração eliminando as punições para quem não quer mais IR VOTAR nesse bando de corruptos, que só são candidatos... POR NOSSA CULPA (?!) -- segundo o TSE -- e não pela lerdeza e inércia de uma Justiça que nem merece esse nome.

A amiga "Presidenta" não vai precisar de senadores "propineiros" ou de deputados "chantagistas", que sequer votaram ainda o Orçamento nacional de... 2013! De uma "canetada" só LIBERTE meia população que não consegue ver Democracia num país que só fala nela, mas cujo comportamento é de opressão, de imposição, de redução das escolhas, de limitação das ações, de sacrifício dos mais pobres, de DITADURA, enfim! Fazer o que precisa ser feito não é valentia, mas CONSCIÊNCIA do dever, noção real do que é dirigir uma Nação!

'NATO" AZEVEDO (escritor e compositor) 10/set. 2014

**********************

A CULPA É SUA ?!

I

Se estás cercado de vilões,

se vives num País de ladrões...

a culpa é sua !

Se os Tribunais "se alienam"

e os MPs não condenam...

a culpa é sua !

I I

Se há sujeira nas ruas

e pedintes seminuas...

a culpa é sua !

Se o Futuro nunca vem

para um povo sem vintém...

a culpa é sua !

I I I

Se você vota em pilantra

e ouve dele o mesmo "mantra"...

a culpa é sua !

Esqueça nosso Passado

e vá VOTAR, alienado...

porque a culpa é sua !

I V

Se o Artista "afoga" a consciência

e ao Poder presta obediência...

a culpa é sua !

Se o escritor se julga OBRIGADO

a votar em astuto ou safado...

a culpa É TODA SUA !

V

Se o Governo esperanças avacalha,

não esqueça que êle NUNCA FALHA

e que a culpa -- disso tudo -- é sua !

Se não há EM NADA fiscalização

e TUDO não passa de enganação...

a culpa é sua !

V I

Pois é, manas e manos:

só eu não tenho culpa,

embora não ache desculpas

para um País tão... INSANO !

"NATO" AZEVEDO (7-8/set. 2014)