Acorda Bastião!

TUM TUM TUM... ACORDA BASTIÃO!!!!

Na minha família, como na de quase todo mundo, existem histórias típicas e pitorescas, mas ACORDA BASTIÃO é das histórias que mais gosto.

Minha mãe, quando mocinha, foi estudar em Muqui-ES, e ficava hospedada na casa de uma tia muito querida chamada Anita. A casa era cheia de jovens primos, e contava também com alguns empregados, um deles era o Bastião. Este morava na parte de baixo da casa.

O prédio era do tipo antigo e tinha dois andares, o piso era de assoalho de madeira.

Tinha primas da idade dela e já namorava com meu pai, que também era sobrinho desta tia, mas não era primo de minha mãe (essa é outra história...).

Naquela época – 1943 ou 1944 existiam os famosos bailes no clube da cidade, e os jovens da casa iam com frequência a estes eventos e aproveitavam as grandes bandas da época dançando muito.

Geralmente chegavam mais tarde em casa – devia ser por volta de meia noite, mas para época era muito tarde.

No outro dia de madrugada, por volta de 04.00 horas, era certo que minha tia avó Anita munida de uma acha de lenha entrava sorrateiramente no quarto das meninas e sem qualquer cerimônia começava a bater a lenha no chão e gritar:

_ ACORDA BASTIÃO!!!! Tum tum tum... ACORDA BASTIÃO!!!!

Aí, as primas de minha mãe acordavam muito bravas e falavam.

_ Mamãe, nós fomos ao baile ontem, deixa a gente dormir.

E D. Anita, muito sensível, dizia:

_ Háaaaa, desculpem meninas, me esqueci, podem voltar a dormir.

Mas depois de tanto barulho era pouco provável que alguém na casa voltasse a dormir.

Então, até hoje aqui na minha casa, quando queremos acordar alguém, ou quando de brincadeira achamos que alguém está dormindo demais falamos:

_ ACORDA BASTIÃO!!!!

Cinthya Fraga
Enviado por Cinthya Fraga em 23/09/2014
Código do texto: T4973654
Classificação de conteúdo: seguro