O PREÇO DE UM ABORTO

Quinta-Feira, 25 de Setembro de 2014

O âmbito do estarrecimento parece que se faz presente ainda nesse artigo, para abordar-se a respeito dos casos das mulheres grávidas que buscaram fazer aborto durante suas gravidez e encontraram a morte, de uma forma chocante.

Nesta semana, fomos surpreendidos com as reportagens sobre três mulheres que morreram de forma trágica, após fazerem aborto clandestino em lugares sem nenhuma estrutura para tal e por pessoas sem o devido credenciamento para tanto.

Tal fato nem é tão novo e incomum nesses nossos dias. Muitas mulheres engravidam de forma equivocada e buscam por fim à gestação através de aborto, procurando quase sempre lugares impróprios e indevidos para esse tipo de circunstância. Mas em alguns casos também contam com o auxílio de médicos e enfermeiros inescrupulosos.

Em geral são casos que se relacionam à pessoas despreparadas para tal situação. Daí que impensadamente perpetram tal ação, buscando uma solução fácil e rápida para uma situação que requer muito cuidado e atenção, haja vista que, na maioria dos casos, as complicações nessas manobras costumam apresentar resultados inesperados e desagradáveis, colocando em risco as autoras dessas ações.

Nesses tempos modernos tais práticas são usuais e costumeiras, acima do esperado. Isto porque o ser humano transformou o sexo num esporte ou numa brincadeira, na maioria dos casos. Hoje, é muito comum os jovens transarem descompromissadamente, criando a oportunidade de uma gestação inesperada e fora do tempo.

É muito comum em nossos dias observarmos meninas de 12, 13 ou 14 anos já grávidas. Isso representa dizer que tal situação é totalmente absurda. Sob todos os aspectos. Porque essas jovens, bem como seus parceiros, não possuem maturidade suficiente para arcar com as responsabilidades de seus atos. Com isso gerando situações insustentáveis para eles e suas famílias que, em geral, não sabem lidar com essa situação, também.

O interessante nisso tudo é ver e saber que as campanhas institucionais e religiosas, quase sempre chamam à atenção de todos para não incorrerem nessas situações. Mas parece que acontece exatamente o contrário. Os jovens de hoje não estão nem aí para isso. E é assim que os casos acontecem e desdobram-se em situações como essas três do início desse artigo.

Por outro lado, com relação aos três casos citados, todas as mulheres não eram jovens meninas. Entre elas havia gente casada, já mãe de outros filhos. O que torna a situação mais complexa, ainda. Mas um dos casos envolve uma mulher que foi barbaramente assassinada, cujo corpo foi encontrado dentro da mala de um automóvel que foi tomado pelo fogo.

A discussão envolvendo o aborto em nosso país já vem de longa data. Mas até agora não se chegou a um consenso sobre isso. Desta forma, muitas situações envolvendo mulheres grávidas ainda acontecerão em nosso país e, quiçá, no mundo.

É necessário que cada um, homem e mulher, saiba muito bem as repercussões e desfecho de tais situações. Também há a necessidade de se pensar e analisar essas mesmas situações. Tanto pelo aspecto do custo dessas manobras junto à saúde pública, bem como o desespero de todos os envolvidos nelas, já dão a exata noção da gravidade das mesmas.

Então é necessário haver muito discernimento por parte de todos na hora de transar de forma inconsequente e irresponsável. E que saibam de uma vez por todas que sexo não é um jogo nem uma brincadeira.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 25/09/2014
Código do texto: T4975343
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.