UM PAÍS DE MUITAS LEIS E POUCA JUSTIÇA

Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2014

Foi publicado num jornal de ontem (e deve ter sido em quase todos eles) que a justiça brasileira já não está dando conta nos processos que chegam à ela nesse nosso cotidiano.

Existem muitos prismas para se ver e analisar uma noticia e uma situação como essa. E o primeiro deles tem a ver com a quantidade de ações e processos que chegam até à justiça nesse país. Isso quer dizer que alguma coisa anda errada em nossa pátria. Dá a entender que as pessoas já não estão respeitando as leis e andam praticando ações criminosas de forma absurda e inaceitável.

Ora, como é que pode um fato desses acontecer? Será que as pessoas perderam a noção da legalidade? Ou será que perderam o respeito pelas leis e a justiça brasileira? Do jeito que a coisa anda nesse âmbito, é bem provável que ambas as situações sejam totalmente reais e que a população já não tem um norteamento ajustado para suas ações, descambando para a ilegalidade.

A começar pelo Congresso Nacional, onde a imprensa não cansa de noticiar escândalos atrás de escândalos que envolvem congressistas. E há cerca de um terço deles envolvidos em processos judiciais. Isso já não é uma coisa boa.

Mas recentemente foi publicado nessa mesma imprensa a morosidade que os juízes do Supremo Tribunal Federal promovem no andamento dos processos que lá chegam para análise e julgamento. Levam muito tempo para análise e desfecho dos mesmos. Isso também não é uma coisa boa. E tais dados e informações chegam ao nosso conhecimento.

Enfim, o Brasil deve ser um dos países que mais criam leis. E dizem que muitas delas não "pegam" junto à população. Ou seja: esta não expressa seus conteúdos, daí muitas das ações que se originam e irão abarrotar a justiça brasileira nos diversos tribunais do país.

Tudo isso é realmente desalentador.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 26/09/2014
Código do texto: T4976690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.