Ócio e o tempo

As pessoas estão equivocadas quanto o significado da palavra ócio.

Ócio é uma palavra do Latim "otium", desinência da palavra "negócio", que significa negar o ócio.Negar afazeres no sentido de parar, pensar, refletir, diferentemente do que a maioria acha ser sinônimo de vagabundagem, ou vadiagem.A velocidade com que as coisas nos acontecem nos dias de hoje não nos permite mais parar, pensar, refletir.Tudo parece já vir pronto: imagens, sons, pensamentos, vontades - Tudo embrulhadinho, com fitas douradas e até com frete grátis.Qualquer coisa que se pense, já existe algo engatilhado por aí surfando à espera que alguém necessite e pesque.A criatividade míngua tão rasa feito um pires.Uma boa ideia, que nos salta aos olhos como inovadora, tem uma boa probabilidade de já ter sido uma novidade ou uma ideia maluca na idade média. Fala-se tanto de exercício físico para combater e prevenir muitos males, mas pouco se estimula ao exercício de pensar, como se o cérebro não precisasse também de exercícios. Mas precisa e como precisa!Um bom exemplo disso é praticar ócio, aquele que você decidir parar, questionar ou se auto questionar.Já reparou que não paramos fisicamente para dar atenções ao que pensamos? Não é a toa que os momentos que mais pensamos nas coisas da vida é quando estamos sentados frete a uma janela mesmo de um veiculo em movimento, contemplando uma bela paisagem ou no banho pois estamos "parados" ou de frente.Alguém que pratique o "parar pra pensar" é tipo como lerdo e até burro, pois não pensou rápido.O mundo tem pressa de tudo o tempo todo.Quem não tem pressa parece nem estar vivo!Onde está a obrigatoriedade que tudo tem que ser rápido? Isso só se aplica a situações de emergência, evidentemente. No mais, o pensar dedicado e paulatino, traz prazeres ótimos à mente com resultados que beneficiarão diretamente nossas atitudes.

Claro, pensar também incomoda e sacodem nossas tranquilidades, estimulando mudanças empíricas.

"Não se pode entrar no mesmo rio duas vezes." (Heráclito)

Cada novo fragmento de conhecimento e experiência adquirida é uma ruptura consigo mesmo do passado.

Não se engane:Você não é mesmo que ontem.

O que penso, se transforma no que eu faço.

O que eu que faço, me traduz como pessoa.

Um tempo pra si.

Um tempo (só) para pensar.

Luciana Lima

www.facebook.com/lucianalimacps

Ludeletras
Enviado por Ludeletras em 26/09/2014
Reeditado em 29/11/2014
Código do texto: T4977690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.