3 x 3

Três pontos negativos na candidatura da Marina: o favorecimento ao agronegócio, tradicionalmente prejudicial à saúde econômica do médio/pequeno agricultor brasileiro e à saúde física do povo; a presença marcante da religiosidade (de caráter evangélico) no perfil da candidata; e o possível alinhamento do novo governo com os ditames de Washington, levando necessariamente ao enfraquecimento da soberania nacional.

Um ponto negativo na candidatura à reeleição da Dilma – que talvez valha pelos três da Marina: a questão da corrupção em diversos níveis da administração do país, sobretudo em uma de suas maiores empresas, a Petrobras. Merecendo aplausos, contudo, a política exterior do atual governo. Como exemplo, podemos citar a convocação do embaixador brasileiro em Israel por ocasião do recente genocídio levado a efeito pelas forças israelenses na Faixa de Gaza. Que resultou na descortesia e ingratidão do embaixador israelense ao se referir ao Brasil como “anão diplomático”. A orientação da política externa brasileira tem sido no sentido da preservação da autodeterminação dos povos, conforme o consenso internacional estabelecido em inúmeras reuniões na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Irretocável.

De qualquer modo, não votaremos nem em uma ou na outra. Preferimos aguardar que um dia o voto seja facultativo. É possível que fiquemos aguardando...

Quanto ao Aécio, que nada tem a ver com o seu avô (Tancredo Neves), este não tem chances de ser eleito. Pelo menos considerando-se o que diz a pesquisa. De qualquer forma, trata-se esse candidato da representação tácita e flagrante da direita tradicional, na priorização do capital, através de uma de suas vertentes modernas – o neoliberalismo –, como mola propulsora do desenvolvimento de uma nação. Ao invés do seu povo que, bem nutrido, instruído e com condições dignas de trabalho, é o que de fato pode responder pela construção do país.

Rio, 30/09/2014

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 01/10/2014
Código do texto: T4982900
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.