Perguntas que não querem calar

Perguntas que não querem calar

Eu não sabia o que era a ditadura no Brasil. Procurei livros, mas não encontrei, perguntei para muitas pessoas, que nunca explicaram, até mesmo namorei um médico que quando ainda era estudante, foi perseguido pelas autoridades; soube então, superficialmente, que houveram torturas, pessoas desaparecidas, mortas, mutiladas, mas na prática, ainda não sabia do que se tratava.

Há algum tempo comecei a compreender o que é "ditadura" e compreendi além do que gostaria, mas que é mais que necessário entender para acordar. Assisti alguns filmes baseados em fatos reais, escutei depoimentos, vi pessoas respondendo por crimes cometidos durante a ditadura no Brasil. Alguns artistas, com muito medo, falaram sobre o que sofreram...

Curiosamente foram eles, os mesmos médicos, artistas e pessoas esclarecidíssmas que elegeram todo o governo que estamos vendo indo para cadeias, fugindo para o exterior e que elegeram a presidente do nosso país e que hoje, sequer podem vê-la através de uma televisão.

Lembrei da atriz Regina Duarte, que com sua filha, deu o primeiro sinal do perigo em que nem acreditávamos em que ela estivesse realmente.

A atriz Lucélia Santos (eterna Escrava Isaura), afastada de uma emissora, subitamente apareceu na mesma, dançando num programa... Estranho demais! Será que ela se deu conta do próprio engano ou chamaram-na de volta para reforçar pesquisas eleitorais? Só ela e a família dela sabem, como não somos amigas, não posso saber.

Não entendo de política, mas é inerente ao ser humano praticar a política, mesmo sem saber que o fazem.

Em algum lugar escutei: "A ditadura não começa com um tanque na esquina...", mas realmente estou preocupada! Quanto tempo levará para que o tanque esteja na minha esquina? Não sei!

Eu não quero que meus filhos sejam torturados e que desapareçam; quero ter a liberdade para escrever e estou assustada por ver muitos jornalistas sendo afastados do trabalho para que se calem e parem de escrever, de dizerem o que pensam e sabem.

É... Acordei sim e a realidade é estranhamente assustadora!

Daqui a alguns dias haverá eleições no país e me pergunto se as pessoas vão brincar, se vão se deixar ser manipuladas pela rede de televisão que elege quem querem para a presidência.

Será que vão continuar mantendo o padrão de vida do Tiririca, que assume que nem sabe o que faz, além de humor simplório? Será que votarão apenas por votar, porque as pesquisas da tal emissora são encomendadas para que o povo desista de votar em quem deseja? Não sei e só saberei no final do dia da eleição.

http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/imagens-do-dia/2014/03/11/mortos-e-desaparecidos-politicos-durante-a-ditadura-militar-no-brasil.htm#fotoNav=2

Rose Stteffen
Enviado por Rose Stteffen em 03/10/2014
Código do texto: T4985395
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.