Porque o Crime Impera

Sempre foi o costume dos entes federados União, Estados, Distrito Federal e Municípios, representados por seus Chefes de Executivo e demais autoridades ligadas à segurança pública, negarem os índices de criminalidade apresentados pelos meios de comunicação.

As estatísticas mostravam e ainda mostram com clareza e de forma inequívoca o aumento vertiginoso da criminalidade em todo o país. Mas as autoridades constituídas nunca se deram por vencidas, limitando-se a tentar desmerecer e desacreditar os números.

A alegação sempre foi a de que existem grupos interessados em espalhar o terror, em manipular os fatos de sorte a causar pânico e insegurança na população.

O município faz vista grossa quanto ao aumento diário dos moradores de rua, dos “flanelinhas”, das diversas “bocas de fumo” etc.

O estado sempre nega que a criminalidade vem aumentando e afirma que a situação está sob controle, em seu território não tem milícias.

A violência está exacerbada em nível nacional, indiferentemente do partido político dominante e em vários estados os atuais governantes já estão em seu segundo mandato. Tempo mais que suficiente para que qualquer governo sério obtenha êxito em seus projetos.

Dessa forma, caso houvesse interesse, qualquer que seja o estado federado, já teria logrado êxito em reduzir significativamente os índices de criminalidade.

Mas o que se tem percebido são estados cada vez mais entregues ao poder paralelo dos bandidos, uma população amedrontada e acuada e os números de crimes violentos só vem aumentando.

Ao serem entrevistados os governantes apressam-se em dizer que o seu estado, união ou município tem investido fortemente em segurança, que são tantos mil novos policiais, ou guardas municipais que estão sendo construídas unidades prisionais para tantos mil detentos, que foram incorporados à frota das polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, tantas mil viaturas e que o índice de criminalidade está sob controle.

Resta-nos perguntar, sob controle de quem?

A própria Polícia Militar afirma que tem o controle do território e que bandidagem não tem vez, mais o que se vê é exatamente o contrário.

Os criminosos estão afrontando o poder constituído, estão perseguindo e matando policiais, estão circulando com desenvoltura pelas ruas das grandes, médias e pequenas cidades.

A população não quer mais vultosos gastos em Segurança Pública, o que ela quer é que cada centavo gasto nessa rubrica seja revertido em redução dos crimes. Quer ter o direito de ir e vir em segurança, quer poder abrir sua loja, seu escritório, sua empresa e poder continuar a gerar renda para poder arcar com os altos impostos e pagar suas contas.

O crime aumenta porque nunca houve a intenção efetiva de contê-lo, porque há muita “gente graúda” envolvida nesse meio e a corrupção no Brasil não é combatida e punida como é de se esperar.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 03/10/2014
Código do texto: T4985614
Classificação de conteúdo: seguro