A importância do Programa Mais Cultura nas Escolas

A cultura é uma janela que se abre no infinito universo das possibilidades. É o resultado de todas as nossas interferências (conhecimento, a arte, as crenças, as leis, a moral, os costumes, os hábitos e aptidões) no contexto social. Como professor executor na Escola Estadual Euclides Serafim de Lima, do Mais Cultura nas Escolas, venho falar da importância desse programa para o desenvolvimento das inteligências múltiplas no contexto escolar.

"O Programa Mais Cultura nas Escolas consiste em iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (Minc) e da Educação (MEC), que tem por finalidade fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas contempladas com os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador e experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais." (Apostila informativa 2014).

As nossas aulas trazem como foco a teoria literária e histórica, a cultura no âmbito nacional e regional, a produção da memória cultural e histórica. Enfatizando a importância da cultura digital, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena, da oralidade, da memória, da literatura, da história, da musicalidade e da arte em todas suas vertentes.

Optando por metodologias didáticas e dinâmicas que possibilitam momentos de integração, participação dos alunos, por meio de discussões, experiências, contatos com as culturas e suas ramificações vinculadas à literatura. Objetivando o desenvolvimento de atividades que promovam a interlocução entre as experiências culturais, dialogando com os diversos campos da arte.

A educação é a esperança da nação. Mesmo desacreditada por muitos, não podemos cruzar os braços. Avante. Todos pela educação! Façamos da educação o prisma para a restauração da sociedade humana.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 03/10/2014
Código do texto: T4985761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.