Voltando a Portugal - Final

Muitas lembranças pipocavam naquela tarde, quando entrei na sala, onde estava Drª Teresa. Engasgada pela emoção, mal pude cumprimentá-la. Emília dizia:

— Drª Teresa, é a mãe do Rodrigo.

E vinha a resposta:

— Eu gosto do Rodrigo. Eu gosto muito do Rodrigo.

E ficou nisso. Drª Teresa não estava nada bem. Ela não me reconheceu. Invadiu-me uma grande tristeza que me fez chorar por dentro, segurando as lágrimas para não serem derramadas ali na presença daquela senhora que foi uma mãe para meu filho durante todo o tempo que morou em Portugal. Ela foi a principal responsável pela grande mudança na vida profissional de meu filho. Ser-lhe-ei grata eternamente.

Para despistar, pedi à Emília que mostrasse a casa para minha irmã que nunca havia entrado numa casa portuguesa. Ela, sempre muito atenciosa, andou conosco pela casa. Enquanto isso, Palmira, a outra acompanhante, ficou na sala fazendo companhia para a doutora. Luzia admirou os belos azulejos, com motivos azuis em duas tonalidades e com o fundo branco, que enfeitavam as paredes ao longo do corredor.

Na sala de visitas, num porta-retrato estava a minha foto abraçada com a Drª Teresa. Havia também fotos do Rodrigo e de meu marido. A cozinha estava toda reformada. A casa de banho com uma grande banheira também mereceu uma linda reforma. Emília contou-me que a outra minha amiga, Maria de Jesus, que morava defronte à casa da doutora, foi levada para um asilo. Tentei me controlar. A tristeza me sufocava. Precisava ir para o hotel onde eu pudesse chorar e desabafar. O tempo é implacável! Ele não tem dó de nosso coração!

Nossa viagem estava chegando ao fim. De manhã, caminhamos pela cidade, compramos lembrancinhas, visitamos a Catedral, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos, andamos pela Praça do Giraldo, tiramos fotos tendo como cenário o Templo de Diana. Depois continuamos a viagem de volta a Lisboa.

À tarde, fomos assistir missa na Igreja de Santo Antônio. Agradecemos pela viagem e reiteramos nossos pedidos para o grande santo português.

E agora estamos revivendo as lembranças de todo o passeio! A todos aqueles com quem convivemos, a nossa tão prestimosa guia Helena, ao motorista Paulo, que nos acompanhou com toda segurança e paciência, a todos os funcionários dos hotéis que nos trataram como rainhas e princesas, a todos nossos amigos portugueses, de uma maneira toda especial Malu (a brasileira já portuguesa), Miguel, Susana e Eugênio de Sá, o nosso muito obrigado, o nosso grande abraço mineiro.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 03/10/2014
Reeditado em 04/10/2014
Código do texto: T4986087
Classificação de conteúdo: seguro