VOTO  NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA!


“A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.”  (Paulo Freire in:Cartas à Cristina, 1994.)


     Tenho carregado algumas bandeiras na vida e é comum, ao longo da caminhada, cansar com seu peso. Nesses momentos,  olho em volta, pois quem sabe há alguém para dividi-lo  comigo... E, mesmo em tempos tão egoístas, como tenho encontrado gente solidária e consciente por onde ando!
     Viver numa democracia, se é que alguém ainda se dá ao trabalho de pensar no que isso significa, é algo caro e especial e nunca abri mão do momento de escolher quem vai conduzir os destinos da política no município, no estado e no país em que habito, trabalho,vivo e construo meus afetos.
     E, tenham certeza que não é a desonestidade, não é a mentira, não é a roleta russa da política em todos os escalões e poderes que irá me fazer naturalizar estes comportamentos nocivos e achar que "tudo é assim mesmo, "que nada muda", "ninguém presta".
     O processo eleitoral não é unilateral e sua lisura deve também ser responsabilidade minha, como eleitora, e não apenas dos candidatos, das instituições.
     Ser uma pessoa conscientizada me faz ser mais ainda responsável, comigo e com quem, vez ou outra ou quase sempre, divide o peso das bandeiras que carrego.Em contraponto, pergunto que direito tem de reclamar, de exigir seriedade de quem quer seja, quem escolhe sem critério, e pior, quem se omite?
     Se não me acomodo, se me mobilizo, se não me omito é porque minha consciência cidadã não permite, em nenhum momento, que eu esqueça que "VOTO  NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIA"

texto revisitado.