CURRÍCULO DE VIDA

Experiência? Não sei qual é a minha... Fui criança e meu espírito conserva-se assim. Essa é a essência de minha alma. Brinquei de bola na rua, empinei pipa, caí de bicicleta, fiz travessuras mil. Subi em árvore pra comer fruta madura no pé, andei a cavalo no pêlo, sem sela. Tomei banho de chuva. Já tive medo do escuro, hoje tenho medo do claro. Já tive medo de me perder, hoje tenho medo de não me encontrar. Já dei gargalhada até doer a barriga e um dia descobri que essa é a melhor terapia. Já usei sapato apertado por pura teimosia. Já desobedeci a uma ordem e fui castigada por isso. Já briguei com o irmão e depois me arrependi. Confesso: já respondi para pai e mãe, mas depois pedi desculpas num piscar de olhos. Já senti remorso, já senti culpa e também já senti vergonha. Já desejei ter um brinquedo caro e não pude ter. Já sonhei em ser uma grande atriz, e hoje sei que a cada dia tenho que ser a atriz de minha própria vida. Já fiz pose e careta em frente ao espelho. Mas sempre fiz mais careta. Tempos depois descobri que até os adultos fazem careta para o espelho (ou será que fazem careta pra vida?). Já me enfiei debaixo da cama e criei um mundo de fantasia enquanto me escondia do mundo lá fora. Já chorei de tristeza e de alegria. Já ri de meus próprios erros. Acreditei no ser humano desde o primeiro dia em que abri meus olhos e enxerguei a luz. Fui inocente até o momento que a vida permitiu e tenho a leve impressão de que ela ainda permite. Já confiei em alguém. Alguém já confiou em mim. Aprendi a valorizar pequenos gestos. Aprendi a respeitar diferenças. Já me permiti experimentar e descobri que essa é a grande sacada. Já mudei muito, já recomecei e sei que ainda estou só no começo. Já cantei no chuveiro. Já tive medo da morte. Já fui mocinha, mas também já fui bandida. Aprendi a aceitar minhas falhas, mas também aprendi que posso melhorar a cada dia. Já amei e fui amada. Já me apaixonei por um sorriso. Já perdoei e fui perdoada. Já pulei de alegria. Já abracei só para proteger, e já pedi um abraço quando me senti desprotegida. Já senti muita saudade. Já tive vontade de ir embora, mas também já voltei muitas vezes. Já provei o valor do não e do sim. Já fiz amigos e os perdi em algum momento. Mas também já fiz amizades que serão eternas. Já passaram pela minha vida, e eu já passei pela vida de alguém. Aliás, tenho a impressão de que a vida seja um ir e vir de passagens. Já acreditei na verdade e hoje acredito nos pontos de vista. Já fiz prosa e já fiz poesia. Já duvidei da minha capacidade, e às vezes ainda duvido. Já confiei em Deus, hoje desconfio que Ele é que confia em mim.

Tudo o que sei é que o resultado de todo o tempo investido na vida é o que me resta. E que o que sempre resta é o que todos chamam, por fim, de experiência. Quando me perguntam se tenho experiência apenas respondo: se viver, e não apenas passar pela vida, pode ser considerado experiência, então sim, eu a tenho.

Bruna Pattiê, na cidade de São Paulo aos 20 de Maio de 2007.