NASCER DE NOVO

Jesus, certa vez, foi questionado por Nicodemos sobre o que fazer para ganhar o reino dos céus. Ele, então, respondeu a seu interpelador que seria preciso nascer de novo. Nicodemos ficou intrigado com a resposta e saiu pensativo...

Nascer de novo significa esquecer as ofensas, perdoar.

Significa valorizar a vida, quando passamos a entendê-la.

E para entendê-la é necessário vivê-la.

E para vivê-la é necessário nascer de novo.

Quer dizer que devemos seguir em frente, sem medo de viver, de morrer, com amor, com muito amor no coração.

Nascer de novo requer muita coragem, pois teremos que deixar o novo vigorar e deixar de lado aquele homem velho, cansado, teimoso, irredutível e inflexível que carregamos conosco.

Nascer de novo é aprender com nossos erros, não os repetindo.

É ser tolerante com aqueles que não comungam da mesma ideia que nós.

É dizer “agora chega” de viver apenas para as coisas do mundo, entendendo que a felicidade não é deste mundo, já que o reino do Cristo daqui também não o é: O mundo materialista, do ódio, da sede de poder, da ociosidade, da lei de levar vantagem.

É compreender que a dor é professora, que a doença requer mudança de hábitos, a tristeza pede um sorriso, as lágrimas pedem um abraço e a ofensa precisa de um perdão.

“Nascer” significa viver, e “de novo” quer dizer mais uma vez. É preciso recomeçar.

Jesus complementa dizendo que devemos nascer de água e espírito.

A água é o elemento gerador de toda matéria, ou seja, não há matéria sem água. O espírito se veste dessa matéria para continuar, pois a vida é continuação.

Nascer de água e de espírito é ser batizado com a água da vida que vem nos banhar e purificar, diariamente, através de um aperto de mão, uma palavra consoladora, um gesto fraterno. É ouvir Jesus na intimidade de nossos corações e fazer de nossos atos uma extensão de seu Evangelho.

É entender que não importa qual é a religião, mas nos tornarmo-nos a religião, religando-nos com Deus e mostrando àqueles que por um motivo qualquer perderam temporariamente a crença no Criador que Ele continua criando e não há nada de que Ele não saiba. E Ele nos ama.

Nascer de novo: "Não se surpreenda quando eu lhe digo que é preciso que nasçais de novo”.

Mas só pode nascer de novo aquele que tem consciência de que nascer é dar uma chance a nós e ao outro de refazer o caminho e caminhar, segurando com uma mão na mão de Deus e estendendo a outra às mãos daqueles que estão desesperançados pelos pedregulhos da estrada, pois é assim que nasceremos, viveremos, morreremos e renasceremos sempre, pois esta é a lei; e Jesus disse “Eu não vim destruir a lei”.

Então, que a lei de amor se cumpra em toda sua plenitude, onde seremos capazes de dar sem nos preocuparmos se vai faltar.

Seremos capazes de doar sem medo de não agradar.

Seremos capazes de sofrer sem perguntar o porquê.

Seremos capazes de servir sem perguntar até quando.

Seremos capazes de amar sem perguntar quem.

Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, eis aí o nascer de novo.